terça-feira, 19 de março de 2013

O real valor de cada gesto

Às vezes tudo que precisamos entender é que cada um de nós possui a sua própria maneira de sentir e a sua própria maneira de demonstrar o que sente. Auto obsessões seriam facilmente resolvidas e paranoias gigantes poderiam ser perfeitamente eliminadas se compreendêssemos o pequeno fato de que nem todos são como nós somos, e mais ainda, que nem todos são como gostaríamos que fossem. 
Não ser amado como gostaríamos de ser não significa não ser amado. Não receber o que se quer ou se espera, não é o mesmo que não receber nada. Não ser sempre reconhecido não é sinônimo de rejeição. Não sempre. Não necessariamente.
Em vez de nos sentirmos ignorados a cada vez que não recebermos a reação aguardada, é mais sensato buscarmos, antes de tudo, entender as particularidades da pessoa na qual depositamos nossas expectativas; e, feito isso, busquemos eliminar tais expectativas. Esperar é egoísta, pois todo gesto genuíno deve ser praticado sem o desejo de retribuição. E entender a pessoa a quem o ato se destina é primordial, pois só assim é possível obter uma noção segura acerca dos seus sentimentos. Conhecer a real dimensão e o valor de cada reação e da emoção por trás de cada comportamento é essencial para saber se há alguma razão em nos sentirmos menosprezados.
Não se pode esperar que os outros façam por nós tudo e exatamente aquilo que faríamos por eles. Cada um dá o que tem e orienta-se como pode. Tudo que se pode fazer é doar nosso sentimento sem esperar que nos retribuam com coisa qualquer que seja, mas se porventura tal retribuição acontecer, saber apreciar e entender... Não basta apenas considerar a atitude, é preciso saber de quem ela parte. 

O amor por trás das máscaras do orgulho

Por que eu reteria meu amor e te privaria dele se foi justamente ele que te atraiu até mim? Por que eu deixaria o orgulho me impedir de me expressar se foi justamente por você que eu aprendi que o amor verdadeiro não admite o orgulho? Por que eu deixaria o medo tomar decisões por mim se foi justamente você quem me ensinou o quanto se pode perder quando se tem medo? Por que eu mascararia meus sentimentos e meu jeito de ser se foi justamente você quem optou por me amar exatamente como eu sou? 

O excesso de preocupações em relação ao amor pode acabar nos atrapalhando a perceber a verdadeira essência do amor, bem como, o excesso de maquinismos e engendrações com o desígnio de apresentarmos uma melhor versão de nós mesmos pode acabar nos distanciando ainda mais de nós mesmos; e se não sabemos quem somos, como podemos querer ser amados? O que estamos oferecendo à pessoa que amamos? 

É natural que queiramos mostrarmo-nos aos poucos, entregar nossos sentimentos em doses razoáveis, em vez de entregarmo-nos por inteiro de vez. É preciso cuidado, no entanto, para que tais preocupações não se transformem em uma paranoia. A obsessão por calcular tudo e jamais deixar transparecerem nossos reais intentos e sentimentos acabará por nos afastar deles próprios, de tal modo que algum dia nem nós mesmos saberemos quais são eles...


"O conhecimento oferece recursos hábeis para o cometimento. No entanto, a espontaneidade não deve ser banida dessa conquista, em razão dos benefícios que proporciona. Uma atitude natural é muito mais valiosa do que aquela que se fez estruturar artifici­almente, oferecendo uma postura robotizada.
Por isso, o treinamento não pode eliminar a pos­sibilidade das reações normais, o que tornaria os gestos totalmente destituídos de encantamento e na­turalidade.
Certamente, se deve pensar antes de agir, parti­cularmente quando se é defrontado por circunstân­cias e ocorrências importantes. Todavia, o gesto afe­tivo espontâneo consegue muito mais do que as ar­timanhas e elaborações do intelecto. Ademais, o sen­timento puro irradia-se e conquista, enquanto a ati­tude estudada oferece gentileza mas não esponta­neidade."

(Trecho do capítulo 37 do livro 'Amor, imbatível amor', de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Pereira Franco)


Então, por vezes, o melhor a fazer mesmo é correr o risco de sofrer, abrir a porta sem ter medo do que poderá entrar, pagar para ver, arriscar-se, expor-se e dar o que se tem sem medo de não ser suficiente ou de ser demasiado... As chances de ganhar algo realmente verdadeiro são maiores quando o que emitimos é também puramente verdadeiro.


"As pessoas têm que gostar de você pelo que você é. Sem joguinhos. Não tenha medo de se entregar."
  

Autoproteção


Você insiste em me pedir que eu seja completamente honesta e que me abra com você... Por quê? O que é que você realmente pretende? Você é capaz de lidar com o que acontecerá se eu realmente atender ao seu pedido?
Será que não vê que ao tentar me proteger, estou protegendo você também? 
Eu me conheço, e sei que não sou suficientemente madura a ponto de ser capaz de dar tudo de mim mesma sem esperar nada em retribuição. E conheço você, não tão bem quanto gostaria, mas o suficiente para saber que você não tem muito a oferecer - ou melhor, que não pode me oferecer muito, e certamente sei que não posso exigir muito de você. Se eu de fato decidir agir de forma totalmente sincera e aberta, conforme você diz que deseja, isso me ligará a você de tal forma que vou precisar de muito mais do que sei que você é capaz de dar, ou que está disposto a dar.
Oitenta por cento de mim é o máximo que posso dar a qualquer pessoa, e mesmo assim, são pouquíssimas as pessoas que posso dizer que realmente recebem esta porcentagem, pois não seria inteligente da minha parte dar tanto de mim a quem eu sei que não pode me corresponder. 
E a possibilidade de você estar ciente de tudo isso torna esta situação ainda mais difícil... Se sabe exatamente o que pode acontecer caso eu faça o que você pede, então por que continua? O que você vai ganhar com isso? Acha mesmo que está me fazendo algum bem ao me oferecer um espaço para ser tudo que eu não posso ser com as demais pessoas? Será que não vê que em vez de me fortalecer, isto só me fragilizará ainda mais? Mas talvez seja isso mesmo que você pretenda... Será que faz isso apenas para sentir o prazer de me fazer escrava do seu afeto, apenas para ter mais um entre tantos que precisam de você? Você seria capaz disso? Será que é tão estúpido a ponto de não perceber os riscos e as desvantagens que isso traz? Ou está simplesmente disposto a correr o risco? Você me ofereceu total acesso a você, e eu poderia fazer mau uso disso. 
É engraçado o fato de que a pessoa que me oferece a chance de me deixar ser 100% eu mesma é a mesma pessoa que age exatamente da maneira que justifica o fato de eu nunca dar 100% de mim mesma a ninguém.
Eu sempre digo que o amor verdadeiro é incondicional e não espera nada em troca, mas talvez eu ainda não seja capaz de amar assim. Há uma verdade nas verdades de Deus, mas há também uma realidade na Terra, e o fato é que relacionamentos, nos termos humanos, precisam de reciprocidade para funcionar. O amor não precisa, mas os relacionamentos precisam. E é uma pena que eu ainda não seja capaz de enxergar nossa situação como amor, mas como um relacionamento amoroso apenas. 
Você seguramente não é capaz de me corresponder com a mesma intensidade e provavelmente não é capaz de me fornecer o que preciso, então é melhor que pare de me tratar como se fosse. Não me faça promessas que não será capaz de cumprir. Talvez você próprio acredite que possa, mas eu sei que não. Não te conheço tão bem, mas conheço a mim mesma muito bem, e é por isso que sei que não. Você conhece a sua capacidade, mas não conhece as minhas necessidades; então, por favor, não me critique por eu ser tão racional, pois é justamente por causa de pessoas como você que eu sou assim. 
Não me peça para agir com o coração, ainda que eu saiba que você age assim. Nossos corações são diferentes.
Se eu soubesse amar exatamente como o amor verdadeiro é, exatamente como Deus quer que todos saibam amar, então eu poderia facilmente deixar meu coração conduzir minhas ações... Mas o amor que sinto, o amor que a maior parte dos indivíduos sentem, ou seja lá o que for que nós confundimos com amor, é ainda imperfeito demais, humano demais, muito corrompido ainda... Então até que eu aprenda a amar de verdade, é melhor que eu continue colocando a razão acima da emoção.


'You've got to learn to be much stronger
At times your head must rule your heart...'