quarta-feira, 25 de julho de 2012

O inimigo interno

Ameaças externas, quaisquer que sejam, são potencializadas uma vez descoberto o verdadeiro perigo que reside em cada um. O nosso maior inimigo não é quem quer nos fazer mal: é o próprio mal dentro de nós.

Assistir ao 23° episódio da terceira temporada da série "Arquivo X" me fez pensar sobre isso. No episódio, enquanto os protagonistas Dana Scully e Fox Mulder investigam um estranho caso em que pessoas de uma mesma cidade passam a cometer crimes após assistirem determinados vídeos que supostamente transmitiam "mensagens subliminares", Dana acaba sendo "contagiada" também, e isto traz à tona o medo que ela tinha de ser traída pelo parceiro Mulder, que era uma das poucas pessoas no mundo em quem ela confiava.

Os supostos vídeos estavam programados (permitam-me lembrar que esta é uma série de ficção científica) para despertar em seus telespectadores os maiores receios e sentimentos negativos que elas guardavam dentro de si próprias, e é por esta razão que eles se tornavam criminosos após assistirem-nos. No caso de Dana Scully, é evidente que ela tinha medo de não poder confiar no parceiro de trabalho, e após desenvolver a paranoia, passou a se tornar agressiva com ele, acreditando que ele estava usando-a e enganando-a. 

Imagem retirada do site  http://www.impactlab.net/
2009/05/14/amazing-photos-using-conformal-photography/
 
Deixando de lado todas as discussões sobre paranoias e alienação em massa, um grande trunfo do episódio é mostrar que a forma mais eficiente de evocar o mal que existe em cada pessoa é despertando as tendências negativas que existem dentro dela. É mais fácil potencializar um mal já existente que plantar uma semente nova e esperá-la germinar.



"A habilidade das Trevas é incomum, porquanto, usando da inteligência direcionada para os seus fins macabros, sempre encontra instrumentos próprios para alcançar os objetivos a que se dedicam. Esses instrumentos estão no íntimo das criaturas, e são as suas imperfeições morais, que se tornam fáceis de manejo seguro por elas,  atendendo aos objetivos nefários a que são aplicados."
(Trecho da mensagem "Jesus e o Espírito do Mal", de Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo P. Franco, em 21.06.08)


Seja qual for o mal a que estejamos expostos em nossas vidas e contra o qual precisemos lutar, uma boa forma de nos protegermos dele é trabalhando nossas próprias fraquezas. 

Nenhum comentário: