terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Até acontecer com você

Há sempre alguma coisa na qual nos recusamos a acreditar, e nem sempre é por ingenuidade, ceticismo ou inflexibilidade; pode ser que os nosso motivos realmente façam sentido. E há sempre aquele alguém que diz que só não acreditamos porque ainda não aconteceu conosco... Mas, presos a estes argumentos, cremo-nos imunes à rendição. Afinal, se não cremos que algo existe, não há como crer que vá acontecer conosco. Até que um dia... Acontece.

Certos clichês são por aí semeados por pessoas que nem sempre dão a si mesmas o trabalho de refletir sobre o porquê ou o significado deles, e muitas outras negam-se a difundi-los porque, ao contrário daquelas, estas já refletiram e já chegaram à conclusão de que não se deve acreditar neles - ou de que não vale a pena acreditar neles. Um dia, contudo, estas pessoas passam por este tipo de experiência... E então não há mais como descrer.

Será possível que haja uma sabedoria imanente nas crenças vulgares? Por que alguns crêem tão facilmente em coisas cujas razões desconhecem ou sequer têm interesse em saber? É fácil compreender que, para os descrentes, o acontecimento venha justamente para prová-los que os seus argumentos podem ser falhos; mas e quanto aos que dispensam argumentos? Há tantos que não precisam de explicação para sentir... Mas, se a vida é (ou ao menos deveria ser) um equilíbrio entre sentimento e intelecto, entre coração e mente, então é certo que esta parcela de pessoas também terá seu momento de entender, e não apenas sentir.

Apoiar-se em um argumento suscetível a provas contrárias pode ser ingenuidade, mas crer sem provas também é ingenuidade. Assim como os céticos/ingênuos/inflexíveis descrêem em certas coisas até que aconteçam com eles, os crédulos podem também crer nelas até que algo lhes prove que não existam.

Por estarem tão mergulhados na razão, muitos precisam de um evento que lhes ensine o valor da emoção... E da mesma forma, por acreditarem tão cegamente no poder do sentimento, muitos precisam de um evento que lhes mostre que a racionalidade também é necessária... Cada um terá seu tempo e sua oportunidade de compreender o que lhe é preciso compreender.

Nenhum comentário: