domingo, 16 de dezembro de 2012

Conexões surreais

Há tempos atrás eu me flagrei perguntando a mim mesma se estaria procurando significados demais em tudo que está me acontecendo, e cheguei à conclusão de que estava sim. Mas então eu reflito ainda: se mesmo por trás de cada pequenina coisa na vida há um significado, o que dizer de um amontoado de coincidências?

Não existem coincidências. Deus é sábio demais e ele coloca sua sabedoria em ação a cada vez que permite que algo aconteça em nossas vidas; e quando uma série de coisas aparentemente conectadas começam a surgir, então não há dúvidas: há realmente uma conexão, não é mera coincidência, não é só uma casualidade desarrazoada tentando nos iludir, não é uma brincadeirinha que o acaso está fazendo conosco, até porque o acaso não existe.

Pode soar insano (eu não me importo), mas tudo isto tem me feito acreditar que faço parte de algo maior que estes eventos aparentemente simples mas que com toda a certeza estão interligados por alguma razão que eu ainda não estou preparada para conhecer. Deus há de me mostrá-la, quando for o momento certo; mas, pelo menos por enquanto, estou gostando muito desta sensação.

Não é a primeira vez que desconfio de que algo maravilhoso está prestes a me acontecer, mas desta vez é diferente, é real demais. Nunca foi tão real. Estou ainda muito longe daquilo que acho que me aguarda, mas ao mesmo tempo, nunca estive tão perto. Nunca me pareceu tão possível. São evidências demais, fatos demais, coincidências demais. E uso novamente a palavra 'coincidência' por pura ausência de outra que se refira a uma série de acontecimentos tão conectados que até parece terem sido moldados exatamente para me fazer acreditar no significado que há por trás deles. Até parece que Deus está sutilmente despejando na minha vida essas inocentes pecinhas de quebra cabeça, especialmente para que eu me entretenha e me emocione com cada uma delas e para que eu as vá juntando pouco a pouco. E quem disse que ele não está mesmo?

Sinto que o universo inteiro está tentando me dizer alguma coisa, e a mim só resta pedir a Deus compreensão e sensibilidade para detectar qual é. Pode parecer invenção, ilusão, loucura; pode até ser que eu esteja deslumbrada e que isso esteja me fazendo ver significados demais onde não há ou há poucos; mas não, simplesmente não posso ignorar os sinais. São coisas que vêm exatamente a tempo, frases que me são ditas na hora certa, acontecimentos que surgem justamente no contexto propício para fazê-los parecer transmissores de uma mensagem... Tudo tem caído tão bem... E é tudo tão sugestivo. Sempre fui o tipo de pessoa que reflete demais, imagina demais, mas desta vez é sério: desta vez, tenho suficientes e significativas razões para acreditar que isto tudo é muito especial. 

É tudo tão engraçado que chega a ser louco, tão louco que chega a ser surreal, mas é tão surreal que nem há como ser engraçado. A sucessão destes pequenos e aparentemente aleatórios eventos é impressionante demais para ser uma piada. Não há como não acreditar que eles não estejam ligados, porque o ponto de intersecção entre eles é demasiado sugestivo. A conexão que eu acredito que existe se dá uma forma muito intrigante, pois inicialmente me parece mera sorte, mas depois que se passa algum tempo e passa também a euforia do momento, eu paro para raciocinar e consigo ter um princípio de noção sobre o verdadeiro propósito de tudo. Parece-me um pouco estranho, pois nem sempre as minhas ações surtem os resultados esperados, mas às vezes sim, e outras vezes, porém, as reações externas surgem da forma mais inesperada e incompreensível. Por um segundo, eu vibro; no segundo seguinte, eu acho estranho e questiono; e minutos ou horas ou dias depois, eu entendo. E aí eu me lembro que não acredito em sorte nem em coincidências, pois estou certa de que tudo na vida possui uma razão de ser. 

Não existe sorte, nem azar, nem coincidências, nem casualidades, nem acaso; em suma, nada existe que seja aleatório, randômico ou insignificante. Deus fala conosco por meio dos eventos, Ele manifesta seus propósitos por meio das pessoas que coloca em nossa vida, Ele nos transmite mensagens até mesmo por meio das menores coisas do nosso dia a dia. Podemos nos esforçar em tentar decifrar o enigma para compreender qual é a grande ideia por trás de tudo isso, mas devemos, antes e outrossim, ter paciência, com a certeza de que o que tiver que acontecer, vai acontecer, na hora e contexto certos. Seja lá o que Deus esteja tentando me dizer, eu vou entender, quando for o meu momento de entender; e se é que há algo deveras grandioso prestes a me acontecer, vai acontecer, quando chegar o momento adequado.

Nenhum comentário: