quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Não desperdicemos o amor!

Não desperdice o amor... Não perca a oportunidade de compartilhar a alegria... Não deixe aprisionado dentro de você o sentimento positivo, seja ele qual for. 

É egoísta e ilógico pensar que os bons sentimentos existem somente para nos fazerem felizes. Isso não faz nenhum sentido. O amor age de forma encadeada: você tira ele de dentro de si e o espalha por onde passa, e depois a vida se encarrega de trazê-lo de volta a você. Toda a energia que você transmite, você recebe de volta. E o amor é a energia mais poderosa que existe.

O amor é o mais forte conector de mentes. Quando alguém ama de verdade, pouco importa se a pessoa amada também o ama e tampouco se ela ao menos sabe de sua existência: o amor atinge seu destino e toca a vida da pessoa, ainda que naquele momento ela desconheça a origem das energias que passam a envolvê-la. A função do amor é essa.

Às vezes, sem que entendamos o porquê, sentimo-nos invadidos por uma onda de positividade, e os sentimentos bons nos abraçam e parecem fazer-nos enxergar tudo à nossa volta com olhos melhores. O mesmo acontece com os sentimentos negativos, infelizmente. Todos os sentimentos, bons ou ruins, são capazes de nos afetar, tudo conforme quão forte se encontra o nosso espírito ou quão resolutos estamos para aceitar ou não essas energias que chegam até nós. Portanto, quando a primeira situação nos acometer, é a ela que devemos dar mais atenção. Não podemos desperdiçar esses momentos. 

Seja qual for o verdadeiro motivo de o sentimento de paz e amor apossar-se de nós, peçamos a Deus que nos ajude a extrair dele o seu melhor, que nos ajude a tirar bom proveito disso. Somos ainda muito humanos e pouco perfeitos para entender as forças que regem a natureza e o mundo à nossa volta, mas somos suficientemente inteligentes para sabermos aproveitar a força do amor. E quando ela chega, deve ser compartilhada, porque é isso que move o mundo: o amor passa de um primeiro indivíduo para um segundo, e deste para outro, e mais outro, e assim sempre, em uma grande corrente, que inevitavelmente trará de volta para o primeiro um amor muito maior do que aquele que ele enviou a princípio.

E é esse mesmo amor que nos dará suporte para não nos deixarmos derrubar pelos sentimentos negativos, quando eles vierem. O amor constrói fortalezas que o tempo e o mal não destróem, porque uma vez que o amor inunda o espírito de uma pessoa, esta pessoa se torna forte o bastante para enfrentar qualquer batalha. 

É evidente que o desamor, a violência, o orgulho e o egoísmo podem criar e causar coisas horríveis, mas isto só ocorre nas vidas das pessoas cujo coração não está suficientemente abastecido de amor. Que mais é o mal senão a própria ausência do bem? Deste modo, o mal é fraco porque até na sua essência está o bem: o seu antídoto está em si próprio, e uma vez que o bem é resgatado, ele mata o mal e nada mais resta senão o amor. 

Por todos estes motivos é que o amor não deve ser desperdiçado. O amor é um convite de si próprio. Ser amado é ser convocado, e receber amor é uma oportunidade de usar esse amor para fazer e construir coisas incríveis. O amor, quando invade uma pessoa, precisa sair dela e encontrar outros indivíduos. O amor que toca dentro da alma e dela não sai, é porque fica aprisionado no egoísmo que encontrou dentro dela, e então ele perde seu sentido e deixa de atingir seu objetivo. 

Ter a chance de usar o amor a favor das pessoas à nossa volta é algo tão grandioso quanto qualquer outra grande ação realizada por qualquer celebridade, autoridade internacional ou super herói. Todos nós podemos ser heróis, podemos salvar vidas, porque é isso que o amor faz: o amor salva, cura, alivia, promove e transforma. Um sorriso, um olhar, um toque ou uma simples palavra podem ser suficientes para mudar a vida de alguém. 

Em suma, o amor é algo supremo demais para ficar aprisionado na nossa pequenez enquanto seres humanos. O amor é nossa chance de nos fazermos maiores do que realmente somos, por isso devemos aproveitá-lo, distribuí-lo, e agradecer a Deus por essa dádiva. 


"Acredita no amor e vive-o plenamente.
Qualquer expressão de afetividade propicia renovação de entusiasmo, de qualidade de vida, de metas felizes em relação ao futuro.
O amor não é somente um meio, porém o fim essencial da vida.
Emanado pelo sentimento que se aprimora, o amor expressa-se, a princípio, asselvajado, instintivo, na área da sensação, e depura-se lentamente, agigantando-se no campo da emoção.
Quando fruído, estimula o organismo e oferece-lhe reações imunológicas, que proporcionam resistência às células para enfrentar os invasores perniciosos, que são com batidos pelos glóbulos brancos vigilantes.
A força do amor levanta as energias alquebradas, e torna-se essencial para a preservação da vida.
Quando diminui, cedendo lugar aos mecanismos de reação pelo ciúme, pelo ressentimento, pelo ódio, favorece a degeneração da energia vital, preservadora do equilíbrio fisiopsíquico, ensejando a instalação de enfermidades variadas, que trabalham pela consumpção dos equipamentos orgânicos...
Situação alguma, por mais constrangedora, ou desafio, por maior que se apresente, nas suas expressões agressivas, merecem que te niveles à violência, abandonando o recurso valioso do amor.
Competir com os não-amáveis é tornar-se pior do que eles, que lamentavelmente ainda não despertaram para a realidade superior da vida.
Amá-los é a alternativa única à tua disposição, que deves utilizar, de forma a não te impregnares das energias deletérias que eles exalam.
Envolvê-los em ondas de afetividade é ato de sabedoria e recurso terapêutico valioso, que lhes modificará a conduta, senão de imediato, com certeza oportunamente.
O amor solucionará todos os teus problemas. Não impedirá, porém, que os tenhas, que sejas agredido, que experimentes incompreensão, mas te facultará permanecer em paz contigo mesmo.
É possível que não lhe vejas a florescência, naquele a quem o ofertas, no entanto, a sociedade do amanhã vê-lo-á enfrutecer e beneficiar as criaturas que virão depois de ti. E isto, sim, é o que importa.
Quando tudo pareça conspirar contra os teus sentimentos de amor, e a desordem aumentar, o crime triunfar, a loucura aturdir as pessoas em volta, ainda aí não duvides do seu poder. Ama com mais vigor e tranqüilidade, porque esta é a tua missão na Terra: amar sempre.
Crucificado, sob superlativa humilhação, Jesus prosseguiu amando e em paz, iniciando uma Era Nova para a Humanidade, que agora lhe tributa razão e amor."

(Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, do livro Momentos Enriquecedores)

Nenhum comentário: