sábado, 4 de agosto de 2012

O peso de ser feliz

Minha vida é boa demais. Há uma porção de coisas que poderiam ser melhores, mas mesmo assim, tudo é satisfatório demais para ser real. Não sou uma pessoa tão boa assim, e não posso ter certeza de como me comportei em vidas passadas, então só há duas possibilidades: ou eu realmente fiz por merecer, ou tudo que tenho agora me foi dado para oportunizar que eu realize feitos maiores.

De qualquer forma, algo não se encaixa. Eu já cometi muitos erros nesta vida, muitos mesmo; okay, nenhum foi extremamente grave, mas nem por isso perde o status de erro. Por que a punição não chega? Não que eu queira sofrer, mas eu acho que deveria, não? 

Não que eu não sofra. Minha vida não é perfeita, tenho problemas; mas são todos tão pequenos perto das coisas boas... O que acontece? Será que sou tão forte a ponto de lidar bem com as expiações decorrentes das minhas falhas? Esta não me parece a resposta correta. Estou mais propensa a acreditar que sou estúpida demais para compreender que deveria sofrer por elas. O castigo está debaixo do meu nariz e eu não consigo chorar quando o vejo, se é que o estou mesmo vendo. Sempre tive a impressão de que a minha ficha nunca caiu - para tudo, para nada: tudo que é bom me parece bom demais para ser verdade, e tudo que é ruim também. Sou lerda demais para sentir a minha própria vida.


Suponhamos que em vidas passadas eu tenha acumulado um superávit de benefícios, que me garantiria felicidade por várias vidas... Ainda assim, não consigo entender porque certos equívocos de agora não têm seus reflexos no agora. Há várias coisas que já fiz (nesta vida) e que deveriam gerar consequências logo. Será que eu estou exagerando? Será que de fato nunca cometi nenhum erro tão sério a ponto de abalar a segura estrutura na qual vivo? Ou será que vai demorar até eu sentir os efeitos de tudo que já fiz? A impressão que tenho é que Deus está sempre me recompensando, mas pelo quê??

Quando penso em todas estas coisas, sinto um enorme fardo pesando sobre minha felicidade. Eu sei que poderia fazer muito mais do que já faço para este mundo ser um lugar melhor, tenho todos os predicados para isto. Mas será que o que já faço é mesmo tão pouco? Ah, não importa qual é a resposta, o que sei é que sempre é possível fazer mais...


"Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado." (Mateus 25:29)

"Desse modo, os nossos talentos devem ser utilizados para o bem da vida. Não foi à toa que Cristo nos propôs aprendêssemos a fazer amigos com as riquezas do mundo.Quantas vezes somos portadores de riquezas no mundo e de riquezas do mundo e não conseguimos fazer nada por ninguém.


Usufruímos, apenas usufruímos egoisticamente, fechados em copas. Usufruímos, aproveitamos, mas não conseguimos socializar com ninguém uma moeda, uma palavra, uma oportunidade com quer que seja.



E assim, costumamos sair da Terra com muitos comprometimentos. Porque nós estamos aqui exatamente para saber utilizar os talentos que Deus nos deu. Cada qual tem o seu."

(Raul Teixeira)

Nenhum comentário: