domingo, 4 de setembro de 2011

Sonhos, medo de ser feliz e autosabotagem

Oscar Wilde dizia: "A gente sempre destrói aquilo que mais ama". E é verdade. A simples possibilidade de conseguir o que deseja faz com que a alma do homem comum encha-se de culpa. 
(Paulo Coelho)


Deixe-me ler seus pensamentos. Deixe-me entender o que se passa com você, e quem sabe assim, eu possa te desvendar e te ajudar a resolver isso.

"Onde estou errando?", você se pergunta.

Você diz que não entende porque as coisas se processam desta forma. Em sua imaginação, tudo corre tão bem: você visualiza a pessoa que quer ser, e consegue se sentir exatamente como deveria se sentir nas situações reais da vida. E a verdade é que você realmente tem tudo, dispõe de todos os elementos necessários para concretizar as coisas que deseja, mas quando chega o momento de fazer as coisas que ensaiou, falha. Não sente que falta nada, mas age como se faltasse. Talvez falte coragem. Ou será que falta vontade? 

Se quer minha opinião, o que acontece é que você criou um sonho perfeito, e o superprotege. Quer manter intocável esta utopia. Sabe que o seu sonho pode tornar-se realidade, mas tem tanto medo disso, que quando sente que está na iminência de acontecer, inventa um subterfúgio, e sabota a situação.

Você tem medo de que tudo corra bem demais, de que a realidade seja maravilhosa demais. É mais do que você pode aguentar. Prefere manter em sua cabeça a idéia do sonho perfeito, intacto, inalcançável. Não importa quão perto você esteja de atingi-lo: no fim das contas, você nunca chega lá - e por mais que não saiba ou não queira admitir, é você mesmo quem se boicota. 

Você está tão acostumado a contentar-se com pouco que, quando surge a oportunidade de enfim vivenciar plenamente algo que está um nível acima do habitual, você finge que a situação não é perfeita para isso. Quem está com você nem nota: acha que é o máximo que você pode dar, o melhor que consegue fazer. Mas você, só você, lá no seu íntimo, sabe que pode muito mais. Só você tem noção do potencial que essa situação tem. Sabe perfeitamente o quanto tudo pode ser ainda melhor... E só não é porque você tem tanto medo de enfrentar isso!

"A autonomia, a independência e o sucesso são apavorantes para algumas pessoas porque indicam que elas não poderão mais argumentar que suas necessidades precisam ser protegidas"
(Stanley Rosner, autor do livro "O ciclo da autosabotagem")

Tendo um modelo de perfeição aí, guardadinho nos seus pensamentos, você sente que sempre estará seguro. Caso algum dia sofra ou se decepcione, sempre terá refúgio nas suas fantasias. Sempre contará com esse sonho para te distrair e te alegrar, ou mesmo para te consolar, mostrando que um dia isso pode acontecer e a vida é mesmo bela, apesar do fato que magoou seu coração. 

Mas o dito "dia em que isso pode acontecer" já aconteceu pra você tantas vezes... E você deixou escapar. Deixando com que seu sonho se torne realidade, o sonho perde o status de sonho, e então, caso um dia a dor e a frustração cheguem, você sente que não terá mais o que te consolar.

Você tem medo da felicidade e também da dor, e só teme uma porque teme ainda mais a outra. Teme atingir um pico de felicidade grande o suficiente para trazer uma dor maior ainda quando o momento feliz passar. 

Mas, rodeado de tantos medos, você não percebe que está afastando a própria chance de ser feliz, e pior ainda, faz-lo enquanto busca abrigo na dor. Está sendo tão estúpido que, ao tentar evitar sofrer, está efetivamente sofrendo! 

Na tirinha, Lucy pergunta a Charlie Brown: - Como você pode ter medo de ser feliz?
E ele responde: - Porque quando eu fico feliz demais, algo ruim sempre acontece.



Deixe de ser tão rigoroso consigo mesmo. Abra as portas, deixe entrar o que tiver de entrar. Seja sofrimento, desgosto, alegria, prazer ou mesmo nada... Deixe vir! Deixe a vida correr um pouco. Não é preciso abandonar seus princípios, deixar de ser quem você é, tampouco passar a viver imoderadamente; simplesmente suavize. Deixe as coisas acontecerem, experimente-as, passe por elas, pois só assim você aprenderá a lidar com elas; para que um dia, finalmente, tenha entendimento e maturidade para saber do que é que você realmente deve tentar se proteger. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do texto. Bem agradável de ler.