quarta-feira, 25 de maio de 2011

Como sempre, estão mais do meu lado do que eu

"Disse-lhe então Pilatos, logo tu és Rei? Respondeu Jesus: Tu o dizes que eu sou Rei."
(João, 18:37)



"Como sempre, estou mais do seu lado que você..."
(Trecho da canção 'Não olhe pra trás', da banda Capital Inicial)




As pessoas depositam muitas expectativas em mim. Fazem uma idéia fantástica de mim, e com base nisso, têm a certeza de que meu futuro será brilhante. Dispõem de tão poucos elementos sobre mim, mas julgam que sejam suficientes para assegurar que sou uma grande pessoa e que chegarei muito longe nesta vida.

Sinto-me lisonjeada com tudo isso. Os comentários carinhosos me deixam feliz, e até posso dizer que concordo com alguns deles. Eu sei das minhas virtudes. Entretanto... Será que sou mesmo isso tudo?

Não é que eu não confie em mim. Eu sei que sou boa; só acho que não sou tão boa quanto dizem. 

Eu devo realmente enganar bem. Ou talvez eu passe tão perfeitamente a impressão de ser boa, que acabo sendo mesmo, e assim, convenço as pessoas. O que ocorre? Só o que sei é que vêem em mim um potencial muito maior do que aquele que realmente tenho - ou, ao menos, do que aquele que sei ser capaz de desenvolver.

Chega a ser constrangedor ser tão bem recomendada. Pessoas tão incríveis falam tão bem de mim... Por quê? Elas me viram errar, algumas até conhecem algumas fraquezas minhas, elas convivem comigo e portanto sabem que não sou grande coisa. Mas mesmo assim, elogiam-me. É uma honra, claro. Mas é preciso tanta cerimônia?

Não me entendam mal. Não é que eu não acredite no meu potencial. Eu tenho uma excelente autoestima, gosto do que sou e confio em mim, de verdade, mas... Tenho uma visão mais realista de mim mesma. Não, não é modéstia. Não quero confete (acho que já tenho o suficiente... felizmente!). O fato é que, embora eu adore (vaidosa que sou, como todo ser humano) ser elogiada, deixar que toda essa aura de perfeição seja criada em minha volta pode ser muito perigoso, e fonte de futuras frustrações. 

E se um dia eu falhar? Ou melhor... E quando eu falhar, como vai ser? Acharão que sou uma farsa, que durante todo o tempo eu apenas fingi ser maravilhosa. Como eu fico nesta situação? 

Não sei exatamente qual o meu medo. Creio que temo desapontar as pessoas que acreditam em mim menos do que temo ver meu castelo de areia (construído com elogios e manifestações de admiração) desmoronar...Perder tudo que levei tanto tempo para construir, toda a imagem que mantive impecável durante tantos anos, seria pior que ver pessoas dizendo que esperavam mais de mim. Vêem só como sou orgulhosa? E ainda insistem em dizer que sou tão boa, uma moça tão boa...

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello é a 2ª vez que vi o teu blog e reflecti tanto!Espectacular Projecto!
Adeus