segunda-feira, 16 de maio de 2011

Você tem certeza de quer se tornar adulta?


Querida filha,

Pense bem antes de decidir se tornar adulta. Uma vez tomada esta decisão, não tem volta.

É divertido brincar de ser mulher quando se é apenas uma menina: você tem permissão para sair à noite, usa salto alto e se maquia, desperta desejo em homens mais velhos... e é só isso. Ao chegar em casa (às 5h, embora você jure por tudo que eram apenas 2h), você lava o rosto, retira a maquiagem e volta a ser criança, dormindo abraçada com um ursinho. Ah, como é gostoso experimentar as sensações de adulta sem arcar com os ônus disto!

Porém, é só uma questão de tempo até a brincadeira se tornar realidade. Quando menos se espera, você tem que tomar decisões e assumir responsabilidades que mal tem certeza se já é madura o suficiente para assumir. Mas quem disse que a vida espera? Uma vez que você ingressa no mundo adulto, ninguém quer saber se você já pensa e age como um, pois supõe-se que sim.

Pense bem antes de pular tantas etapas e querer adiantar aquilo que tanta gente prefere adiar, após atestar que é tão mais complicado do que parecia quando apenas se sonhava com isto.

Ter um carro não parece tão incrível quando você se dá conta de que o mau uso dele pode tirar a vida de uma pessoa... Pagar as próprias contas não se parece tanto com um símbolo de poder e independência, quando você se dá conta de quanto mês ainda resta quando acaba o dinheiro... Poder fazer escolhas sem dar satisfações a ninguém, também não é tão legal quando você se dá conta de que está sozinho e só pode contar consigo mesmo para resolver tantas coisas que você não se julga capaz de resolver!

Quando eu escrevi este texto para você, tinha pouco mais de 20 anos; já tinha um emprego, estava quase me formando na faculdade, pagava o combustível do meu próprio carro, lidava com adultos, tinha tarefas e deveres. Ainda morava com meus pais, mas já era uma adulta; entretanto, não me sentia como uma adulta. A impressão que eu tinha era que o futuro tinha chegado cedo demais. O mundo exigia que eu me comportasse com maturidade e experiência, quando eu ainda havia acabado de sair da adolescência! Exigiam de mim conhecimentos que a minha infância não forneceu. Supunham que eu conhecia todas as regras do mundo adulto, quando na verdade, eu ainda tinha frescas em minha mente as lembranças das bolachas e brincadeiras com Barbies.

Você passa tanto tempo sonhando com o que virá, que acaba desperdiçando o que tem ao seu alcance neste exato momento. Parece tão glamuroso ter tantas responsabilidades, mas elas geram uma estresse do qual você não faz ideia.

Emociono-me ao pensar na sua inocência, e ao me lembrar de como é gostoso ser assim. Você também tem seus problemas, e eu não ouso debochar deles, porque embora não sejam nada para mim, eu consigo me lembrar de passar por coisas parecidas e achar que eram o fim do mundo. Ah, se eu soubesse por quantas coisas bem mais complexas teria que passar dentro de alguns anos! Eu não fazia ideia. Você não faz ideia. Mas eu nunca vou jogar isso na sua cara. Você é uma criança e o seu mundo é este. Eu respeito a sua inocência e os seus problemas, e quero fazer o possível para te ajudar a resolvê-los.

Mas, ainda assim, peço a você... Curta mais suas bonecas. Brinque. Assista seus desenhos animados favoritos. Mas também seja uma boa aluna e aproveite bem o período escolar. Valorize o que eu e seu pai nos esforçamos tanto para te dar. Prepare o seu futuro aos poucos... Mas não deixe de ser criança enquanto você é criança.

A idade adulta vai vir, quando tiver de vir, e é bem provável que você sinta uma certa saudade do que passou, ou até mesmo sinta vontade de voltar atrás... E não vai ser possível regredir no tempo ou recorrer a mim e ao seu pai.

Não se assuste. Ser adulta também é legal. Foi a fase em que mais cresci, amadureci e aprendi na vida. Talvez, também, seja a fase em que eu mais tenho sido feliz. Ser adulta me proporcionou muitas coisas, entre elas, a melhor de todas: você. Não lamento que a infância não seja eterna. Mas, enquanto ela dura, deve ser vivida sem pressa, com amor, e saboreada aos poucos, porque ter uma infância feliz e saudável já é meio caminho andado para tornar-se um adulto equilibrado. 







"To you everything's funny, you got nothing to regret
I'd give all I have, honey
If you could stay like that

Oh darling, don't you ever grow up
Don't you ever grow up, just stay this little
Oh darling, don't you ever grow up
Don't you ever grow up, it could stay this simple..."

"Para você, tudo é engraçado, você não tem nada de que se arrepender
Eu daria tudo que tenho, querida, se você pudesse continuar assim
Oh, querida, nunca cresça, nunca cresça, permaneça pequenina assim
Oh, querida, nunca cresça, nunca cresça, tudo poderia permanecer simples assim..."

(Taylor Swift, "Never grow up")

Nenhum comentário: