domingo, 12 de junho de 2011

Fazer com que todos os dias sejam 12 de junho


Hoje é o dia que se convencionou chamar de "Dia dos Namorados"...
Reza a lenda que o publicitário João Dória, em uma sacada de gênio, ao tentar dar uma turbinada no mês que era considerado o pior para as vendas, inventou esta data como aquela em que os namorados e apaixonados trocam presentes.
Não, não estou tentando tirar o romantismo da ocasião ou jogar um balde de água fria em todos que vêem magia neste dia. Eu também vejo!

Todavia, à todos aqueles que passaram dias atônitos pensando em qual presente comprar, ou em qual programa romântico planejar, ou àqueles que ainda passarão dias apertados por terem gasto muito comprando o mimo ao ser amado, ou ainda, àqueles que ficam se lamentando por não terem um par justo nesta data, não se esqueçam: a "magia" do amor, a quem nela acreditar ou a ela dar importância, não está restrita aos dias em que se convenciona celebrá-la. 

Obra "Namorados", do pintor
brasileiro Ismael Nery
Os momentos de carinho, magia e paixão, ainda que estes próprios atributos já se encontrem tão escassos em um relacionamento, sempre podem ser recriados e reavivados. Basta ter vontade de fazê-lo...

Até porque nem são necessárias grandes coisas para que se constituam grandes momentos. A felicidade pode (e deve!) ser também composta de coisinhas pequenas. Aqueles que vivem à espera de grandes momentos para considerarem-se felizes, certamente só o serão algumas vezes na vida. Na esteira do trecho do famoso poema de Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa), o qual preleciona que "sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo", eu acresço: sábio é quem vê motivos para sorrir e alegrar-se mesmo em ocasiões aparentemente simples! 

Como eu já exaustivamente argumentei aqui no blog, ao falar de relacionamentos amorosos, o amor precisa ter um quê de racionalidade. Afinal, o que faz um casal permanecer junto por tanto tempo não é exatamente o que eles sentem um pelo outro: é, sim, a própria vontade de permanecer juntos! É claro que o amor é essencial (amor, não paixão, hein!?)... Porém, faltando amor, se houver vontade de continuar juntos, ainda sim existirá relacionamento. De outra plana, se houver amor, mas não houver vontade de fazer dar certo, o relacionamento desaba. 

O ideal seria, portanto, que se conjugasse os dois: o sentimento que um nutre pelo outro, e a intenção de fazer o relacionamento dar certo. Esta segunda, é claro, não precisa ser expressada somente em datas especiais, como aniversário de relacionamento ou 12 de junho... Por que não sempre que possível? Aliás, por que não todos os dias?

Todos os dias podem ser dia dos namorados. Todos os dias podem ter a atmosfera cheia de magia, contanto que se queira criar e sentir esta magia. Todos os dias podem ter o mundo conspirando a favor do amor; só dependerá dos olhos de quem olha o mundo.

Para terminar, deixarei aqui o vídeo (fictício, não é o videoclipe) de uma meiguíssima canção da (também meiguíssima) minha adorada Taylor Swift, o qual fala justamente sobre enxergar essa magia do amor em coisas simples como a roupa que se está vestindo, um elogio ou o toque das mãos da pessoa amada. Há como ser mais doce que isso?




Deixarei também links de outros textos românticos ou de reflexões sobre o amor, aqui do blog, para aqueles que quiserem se inspirar ou simplesmente pensar um pouco:


E, por fim, mas não menos importante, uma dedicatória àquele que será pai da minha filha... Porque, parafraseando Camões, não é de estranhar que quem o fez, também fez o céu e as estrelas...




Feliz dia dos namorados a todos!
Aos que já têm alguém, cuidem bem dele...
E aos que não têm, cuidem bem de si mesmos, para ter muito o que oferecer quando surgir a tão esperada pessoa especial em suas vidas!

Nenhum comentário: