segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quem é você quando não estou olhando?









Blake Shelton - "Who Are You When I'm Not Looking?"

(clique para ver o vídeo, a música é linda...)







Duas canções country (diga-se de passagem: gosto muito de música country!) parecem traduzir exatamente um sentimento que me acompanha há muito tempo...


Mesmo convivendo com uma pessoa há uma vida inteira, mesmo sabendo praticamente tudo sobre ela, mesmo conhecendo-a melhor que qualquer outra pessoa conhece, há sempre um lado (ou vários) que desconhecemos.

O que é este sentimento? Como se chama esta sensação de querer conhecer cada detalhe da personalidade de alguém, de sentir-se inseguro a cada vez que se imagina esse alguém vivendo uma vida além daquilo que você conhece? Por que quando vemos a pessoa sozinha, ou com outras pessoas, fazendo outras coisas, por mais banais que sejam, sentimos que estamos observando a um estranho? Por que este sentimento de querer ter posse de todas as informações que dizem respeito à pessoa, que faz com que cada informação nova nos faça sentir que a pessoa está escapando de nossas mãos?

Não é ciúme; é mais complexo que ciúme. Não é mero sentimento de posse, de achar que a pessoa nos pertence, embora tenha muito disso, mas é mais que isso: é querer saber tudo sobre a pessoa, e querer tanto que, quando a pessoa mostra uma faceta nova (ainda que nem seja tão nova, pode tratar-se apenas de detalhes, coisinhas pequenas e bobas mas que ficam enormes aos nossos olhos), achamos estranho, diferente, como se fosse uma nova pessoa falando conosco. 

Talvez seja só ciúme mesmo... Não ciúme da pessoa amada com outras pessoas, mas ciúme dela com ela mesma, ciúme dos vários lados que todo ser humano tem. 

Talvez seja intolerância, seja mania de controle, seja incapacidade de aceitar que a pessoa é muito mais que aquilo que você sabe/quer que ela seja. 

Talvez seja insegurança, medo de perder. Esse medo faria com que quiséssemos conhecer cada pedacinho da pessoa amada, e um pedacinho novo poderia constituir uma ameça, pois a pessoa pode gostar ou ansiar por coisas que você não pode dar a ela, e aí você sente medo de ela querer buscar isso em outro lugar, com outro alguém...

Enfim, é uma mistura de tudo isso. Sem dúvida é um sentimento dos fracos (e nem é preciso sentir-se mal por isso, aqui na Terra somos todos fracos e imperfeitos em algum aspecto; aliás, em muitos!), pois o amor não precisa ser assim. O amor respeita a individualidade. Um amor ideal não tem nada a ver com a ideia de sentir-se no dever de saber tudo sobre alguém, a ponto de isto ser fonte de medos, decepções e tristezas. 


Mas, ainda assim, é amor. 

É amor porque quem ama quer conhecer a pessoa amada. É como se você acabasse de descobrir um lugar maravilhoso e sentisse vontade de explorar cada parte. É como se você acabasse de descobrir um cantor super legal e sentisse vontade de ouvir todos os CDs, música por música. 

É amor porque envolve admiração. Quando você admira a pessoa que ama, quer conhecê-la afundo, porque sabe que cada detalhe dela te dará mais motivos para amá-la, porque sabe que ela é muito mais maravilhosa do que você pode imaginar. 

É amor, mas é também fraqueza. É admiração, mas é também insegurança. É ciúme, é tudo. É um sentimento sem nome... Mas quem somos nós para querer nomear alguma coisa? Palavras são só palavras... Somos pequenos e imaturos demais para entender a verdadeira essência das coisas - imagine para dar nome a elas!






Eu estarei lá quando você estiver dormindo e a cada hora que estiver acordado
Quero escutar seus segredos, compartilhar suas aflições
Quero ir mais fundo, não quero apressar
Quero que leve uma vida para memorizar seu rosto
Quero te abraçar mais forte, te beijar por mais tempo
Quero escutar as batidas do seu coração, mais fortes e mais fortes...


Quero te conhecer por inteiro até te saber de cor
Quero te conhecer, com todas as minhas forças...


Quero te conhecer tão bem, como ninguém te conhece
Quero alcançar as profundezas da sua mente...
Eu quero te conhecer, quero te conhecer, quero te conhecer tão bem...
Vou te conhecer tão bem, você sabe que eu quero
Quero tanto que me dói o tempo inteiro
Eu quero te conhecer, quero te conhecer
Quero te conhecer tão bem... Sim, eu quero te conhecer tão bem


Cada toque dos seus dedos, cada curva do seu cabelo
Não quero perder um minuto, quero estar certa nisso
Fazer tudo o que você estiver fazendo
Ir em todo lugar que você estiver indo


Eu quero te conhecer tão bem, quero conhecer suas emoções
Quero experimentar toda lágrima, quero ouvir você respirando
Sentir o que você está sentindo
Eu quero te conhecer... Conhecer tão bem!

("Wanna  get to know you that good", Shania Twain)

Nenhum comentário: