quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Resoluções de ano novo; realizar velhos sonhos; e o novo álbum de Taylor Swift

"Swift considera "Speak Now" um álbum conceitual, estruturado em torno de um casamento, mas antes do casamento ser consagrado, quando o padre pergunta se alguém tem alguma objeção e diz para a congregação "fale agora ou cale-se para sempre". "Acho esse momento uma grande metáfora para muita coisa que passamos na vida, onde aguardamos até ser quase tarde demais para de fato dizermos o que sentimos. Este disco tem 14 canções nas quais 'estou falando antes que seja tarde demais'".
 Ou, se preferir uma metáfora mais contemporânea, Swift também tem uma. "As canções são como o último e-mail que você enviaria para alguém que costumava amar. Geralmente, na sua vida, você escreve esse e-mail para desabafar, mas não aperta 'enviar', né? Eu acho que o conceito deste álbum é que estou apertando 'enviar' em todos esses e-mails", compara."


Lendo este texto sobre o novo álbum da cantora Taylor Swift, “Speak now” (muito bom, por sinal; comprei recentemente e adorei!), não pude deixar de me identificar. Recentemente tenho vivido algo um pouco parecido: tenho tirado um tempo (e dinheiro também, não posso omitir este detalhe, porque faz diferença) para fazer coisas que queria fazer há muito tempo, coisas que estão na minha lista há anos e sempre vou deixando pelo meio do caminho, sempre esperando que haverá um momento perfeito que reunirá as condições propícias para realizar tudo.

Pois bem, eu não posso ter certeza de que este “momento perfeito” chegará nesta vida, pode ser que nem chegue, ou se chegar, eu não posso dizer quando será! Então, por que não agora? Se for possível, não há por que não fazer logo.

2010 foi um ano incrível e isto se deve a vários fatores, mas principalmente a um: minha forma de pensar, minha mentalidade. O pensamento é realmente algo muito poderoso. Eu duvidava disso, mas quando resolvi colocar em ação, vi que funciona – não faz milagres, mas ajuda muito.

Tudo começa na sua forma de pensar. Coloquei na minha cabeça que esse seria um ano de atitude, de mudança, êxito, positividade, de utilidade – sim, esta é a palavra perfeita: decidi que este seria um ano em que eu faria coisas proveitosas, usaria bem o meu tempo... E assim foi.

Hoje, em um dos últimos dias do ano, fazendo um balanço geral de tudo que passou, sinto-me orgulhosa do meu posicionamento e feliz com tudo que aconteceu, tudo que ganhei, aprendi, conheci, vivi, cresci.

E o fato de já termos passado da metade de dezembro, não quer dizer que podemos dar o ano por acabado. Ainda há tempo de fazer muitas coisas. Okay, não dá pra valer o ano inteiro; não se conserta doze meses com alguns dias, mas ainda assim, é possível fazer coisas legais, ao menos para garantir que 2011 chegará bem.

E por falar em 2011, só posso desejar que seja tão proveitoso quanto 2010 foi, ou mais! Tenho certeza que será um excelente ano, porque eu quero que seja, e isso significa muito.  

2010 está chegando ao fim e eu estou aproveitando para realizar velhos sonhos. Creio que em 2011 continuarei realizando, continuarei “apertando enviar” (fazendo uso da metáfora da Taylor Swift) em todos estes e-mails guardados há tanto tempo na minha caixa postal.


É um novo ano chegando. São mais 365 dias e bilhões de oportunidades de fazermos o que queremos, corrermos atrás do que almejamos, colocarmos em prática os planos que estão há tanto tempo no papel. Não esperemos que chegue o momento oportuno; o momento oportuno é agora...

... Porque o ontem já passou. Se não o aproveitamos bem, deixemos estar. É passado. Não vale a pena guardar ressentimentos.

... Porque amanhã pode ser tarde. Podemos até não achar que o dia de hoje é o mais adequado para realizarmos algo, mas e se o dia de amanhã for ainda pior? Não sabemos o que nos espera.  


... O agora, portanto, é a coisa mais preciosa que temos.


Feliz ano novo a todos!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Ana,
Apesar de não ser este o principal tema do post, devo, ou melhor, quero aqui comentar que também adoro Taylor Swift, acho incrível a forma despretensiosa que ela aparenta cantar.
A mim, quando a vejo se apresentar ao vivo ou mesmo nos recentes clipes, ela transmite esta cantando no quarto em casa, em frente ao espelho, imaginando cantar para milhares de pessoas, o fato, porém, é que ela faz o inverso, canta para milhares de pessoas aparentando, como supracitado, cantar no seu quarto.
Até sua beleza aparenta ser despretensiosa.
Com todo o respeito, data maxima venia, você me traz características parecidas com a de Taylor, também lhe admiro bastante.

Beijo, um Amigo.

Ps: Em um post anterior você colocou ao final uma expressão dando uma certa "menosprezada" em I Gotta Feeling, quero só contar, também adoro I Gotta Feeling, adoro seu espírito.