terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ode à música pop



Sim, eu amo! E não tenho vergonha de dizer.

Não faço a menor ideia de como, neste fim de semana, vim a desenterrar a música "Pop", do N'Sync, boyband que fez muito sucesso entre 1997 e 2001. Essa, aliás, foi a era do auge da música pop adolescente: o próprio N'Sync, os Backstreet Boys, Britney Spears, Jessica Simpson e Christina Aguilera lançando seus primeiros álbuns... Pode-se dizer que hoje em dia esse "pop chiclete" não faz mais tanto sucesso... O pop ficou mais agressivo, mais sensual, polêmico, apelativo. Mas enfim, continua sendo pop: música para as massas, música para consumir, para dançar. Não necessariamente música pra te fazer pensar, refletir sobre a vida... Simplesmente música para ouvir e gostar, para escutar no carro, nas festas, para se divertir.



A letra da música "Pop" é muito interessante; é como uma resposta a todos que criticam a superficialidade da música pop e apostam que ela tem prazo de validade, que é efêmera e não vai durar. Aos que pensam assim, o N'Sync retruca: "O que vocês têm que perceber é que o que nós fazemos não é uma tendência. Nós temos o dom da melodia e vamos levar isso até o fim"

A música pop, por mais que realmente diga mais respeito ao consumo que à arte, é o reflexo da sociedade, em especial da juventude, do que a sociedade quer e gosta em determinada época da história. É uma coisa de momento, e justamente por isso, sempre vai existir. 

Tudo bem, convenhamos que riqueza de letras e melodias nem sempre é o forte da música pop... Mas quem disse que música precisa ser sempre perfeita e profunda? Às vezes, tudo o que queremos é uma canção legal, para dançar, cantar bem alto, se divertir com os amigos ou até mesmo sozinhos em nosso quarto. Qual o problema?

Lazer é um anseio que o homem sempre teve, e nunca vai deixar de ter. A vida, afinal, não é e nem precisa ser 100% útil: uma parte do nosso tempo, por menor que seja, tem que ser dedicada à diversão. 

É basicamente isto: o pop é um prazer que deve ser degustado sem culpa (mas com moderação, é claro).

Você já se perguntou por que esta música te leva às alturas? Te faz viajar?
Você sente isso quando seu corpo começa a se mexer, e você não consegue parar
E a música é tudo que você tem... Isto deve ser POP!

Este é o refrão da música do N'Sync... O videoclipe foi lançado em 2001 (e lá se vai uma década, praticamente!), mas ainda hoje é diversão pura para quem assiste:

2 comentários:

Unknown disse...

Ameei demais , sou Laura e tenho 13 anos e temos alguma coisa em comum , eu amo pop ^^

Laura Nascimento disse...

Ameei , meu nome e Laura tenho 13 anos e temos alguma coisa em comum , eu amo pop ^^