segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Roteiro cultural de férias: janeiro de 2011

Pois bem, resta a mim somente mais um mês de férias e, diga-se de passagem, não serão férias em tempo integral, mas ainda assim terei bastante tempo para fazer várias coisas que adoro e geralmente não tenho tempo de fazer.

2010 foi um ano bastante produtivo e da mesma maneira quero que seja 2011. Não tenho tempo a perder... Quero aproveitar bastante meus dias para colocar leituras em dia, assistir filmes e seriados que estão pesando no meu computador há tempos... Enfim, divertir-me e também tentar absorver alguma coisa, ser uma pessoa melhor.

Livros que pretendo ler
Calafrio, de Maggie Stiefvater
Comecei a ler nas férias de dezembro, estou na metade e estou gostando... Geralmente essas histórias envolvendo vampiros, lobos, monstros ou qualquer outro tipo de criatura não-humana não despertam o meu interesse (gosto mesmo é de um bom drama ou romance que envolva apenas humanos, nada de interferências fictícias e mirabolantes; o próprio ser humano já é complexo demais), mas decidi dar um crédito a “Calafrio” porque, de acordo com algumas resenhas que li, o romance sobrepõe-se à ficção. Várias leitoras disseram que a história é bastante romântica e eu estava precisando ler algo assim... Depois de seis meses lendo apenas sobre Direito, eu queria mesmo um romance bem meloso, para passar o tempo e desanuviar a cabeça.

1822, de Laurentino Gomes
Gosto de história, e especialmente no que diz respeito à história do Brasil, creio que preciso inteirar-me melhor... Também não costumo optar por best-sellers (preconceito feio esse meu...), mas neste caso eu tive que abrir uma exceção!



Brasil: coração do mundo, pátria do Evangelho, de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier 
Comecei a ler certa vez, há muito tempo, e nunca terminei... Pretendo retomar a leitura agora, ou melhor, reiniciá-la. É mais sensato lê-lo após ler “1822”, posto que ambos tratam de história do Brasil, e o primeiro explicará bem os fatos. Este, por sua vez, tratará da “história por trás da história”... Sem contar que estou muito em falta com leituras espíritas, e isso é um pouco vergonhoso...

Há muitos outros livros novos que venho guardando, como “O negociador”, de John Grisham (este autor é muito bom e seus romances têm como pano de fundo o universo dos advogados); “A rainha do sul”, de Arturo Pérez-Reverte (romance que me parece ser muito interessante, trata do problema do tráfico de drogas na América Latina – e que, neste caso, chegou até a Europa); e “O sol é para todos”, de Harper Lee (como estudante de Direito eu me sinto no dever de ler este clássico...); todavia, provavelmente não dará tempo de ler tudo isto em apenas um mês.

Seriados que pretendo assistir


Jack e Jill – Primeira e segunda temporadas
O texto “Nostalgia típica das férias: Seriados e programas de TV” despertou em mim a vontade de baixar e assistir de novo várias séries do meu passado – assim como a vontade de baixar e assistir outras novas. Quando assisti o primeiro episódio de “Jack e Jill”, não tive dúvidas: esta vai ser a série das minhas férias, e vou assistir tudo, tudinho, não quero perder nada.

É uma série muito boa, muito boa mesmo, estou fascinada. É uma comédia romântica com pitadas de drama, cheia de citações filosóficas sobre a vida, situações engraçadas e romances mal resolvidos... Seis adultos tentando encontrar seus caminhos na grande e próspera cidade de Nova York... Simplesmente fantástico.

A trilha sonora é ótima, os atores também... Os personagens são cativantes, e não há nada de muito especial nas tramas: apenas a vida dos seis, só a vida. “Jack e Jill” fala sobre encontros e desencontros, paixões, decepções, lutas, problemas. Fala sobre a vida, e só. E o que pode ser mais interessante que isso?

Adoro a atmosfera da série, aquela coisa de personagens andando à noite pelas ruas de Nova York e falando sobre a vida, discutindo seus sentimentos... 

Bem, estou no episódio 11 da primeira temporada, e ansiosíssima para saber o que vai acontecer com o casal Jack e Jill (que ainda nem são um casal), para saber que rumo as coisas irão tomar com os outros personagens... Em suma, estou amando!


Hellcats – Primeira temporada
Este é o único seriado “atual” que me propus a assistir. A primeira temporada terminou recentemente nos EUA e mal começou a ser exibida no Brasil – aliás, até onde sei, nenhum canal ainda comprou.

Escolhi “Hellcats” porque trata de coisas que eu adoro: o cenário da faculdade e líderes de torcida. E a protagonista é estudante de Direito!

Okay, “Hellcats” é puro clichê e, pelo menos até agora (estou no episódio 6) não traz nada de muito elaborado, apenas adolescentes com seus típicos dilemas e, claro, muitas cenas de cheerleaders executando suas coreografias. Mas e daí? Eu adoro clichês!


Popular - Primeira temporada
Eu assisti bastante “Popularidade” (foi este o nome que a série recebeu no Brasil, passava na Sony e também no SBT – foi neste canal que eu assisti) no início da minha adolescência, assisti até mais que “Jack e Jill” – eram exibidos em horários próximos.

Decidi rever para me lembrar, ou descobrir, por que a série me causava tanto impacto e por que revolucionou tanto o universo das séries. Mas este não é o único motivo: também estou baixando os episódios porque, como já deixei claro aqui, o universo adolescente, high school e afins, me fascina; e ademais, “Popular” foi escrito pelo mesmo criador de Glee (Ryan Murphy), e quero checar as similaridades.

Ainda estou no episódio 5 mas já estou sentindo muita tensão no ar...


Outras séries que eu baixei, adoraria assistir mas provavelmente não dará tempo:


  • Undeclared, Freaks and Geeks e My so-called life
Mais três séries que tratam sobre o universo juvenil e sobre jovens com problemas de autoestima e identidade na época do colégio. Nem preciso mais dizer o quanto adoro estes temas, ou preciso? Sem contar que são aclamadas pelos viciados em séries e consideradas como sendo “séries excelente que infelizmente nunca fizeram muito sucesso” (e geralmente são dessas que eu mais gosto! “Grosse Pointe”, “Time of your life” e “Jack e Jill” são exemplos), e duas delas ("Undeclared" e "Freaks and geeks") foram produzidas na transição entre o final dos anos 90 e o começo dos anos 2000... Como esta fase foi incrível! Escreverei sobre isto em outra oportunidade.


  • Tru Calling - Primeira e segunda temporadas
Assisti a primeira temporada completa quando foi exibida na Fox pela primeira vez, em 2004, e simplesmente adorava... Era um seriado muito inteligente e eu adoraria revê-lo. As histórias sempre me deixavam super intrigada... E olha que eu nem gosto de suspense e mistério, mas "Tru Calling" foi uma grande e maravilhosa exceção.


  • It’s all relative
Estou terminando de baixar a primeira (e acho que única) temporada, embora sem legendas... Era tão engraçado! Gostaria de assistir algo engraçado também nestas férias, algo leve, divertido e despretensioso... As outras séries que estou vendo estão mais para o lado do drama (que eu também adoro).



  • Roommates
Mais uma série engraçada que eu gostaria de conhecer. Dizem que há semelhanças com “Friends” (que também adoro) e que é muito hilário... Estes comentários só me deixam mais curiosa. Entretanto, se eu realmente quiser acompanhar, creio que não será difícil conciliá-lo com as outras séries, porque “Roommates” é uma sitcom, o que significa que os episódios são curtos e não seguem uma sequência.




  • My generation
Mais um drama envolvendo high school, mas desta vez, trata do que vem depois. Parece que a série foi cancelada e apenas dois episódios foram lançados. Bem, eu baixei os dois, quero ver se conseguirei assistir, parece ser bem interessante e cheio de reflexões.



  • A vida alheia
A única série brasileira da lista! Não que as séries nacionais não sejam boas, há várias excelentes, mas esta foi a que mais me interessou nos últimos tempos. Assistia quando era transmitida (segundo semestre de 2010) mas não vi todos os episódios (geralmente dava preferência para o programa “Ídolos”, da Record... Odiava o fato de ter que optar, pois adorava os dois programas). Era uma série muito irônica sobre os bastidores e curiosidades do mundo das fofocas e celebridades. Dizem que é uma cópia da série americana “Dirt”, mas de qualquer forma, era legal, com diálogos interessantes e bons personagens.

Por fim, também adoraria poder assistir as primeiras temporadas de clássicos dos anos 90 como “Dawson’s Creek”, “Party of Five” e “Beverly Hills 90210” (essa eu cheguei a acompanhar as reprises um pouco na Sony, por volta de 2000/2001), para saber por que causaram tanto alvoroço na época.


E ainda nem mencionei os CDs e artistas novos que quero escutar muito nestas férias... Mas isto será assunto para outra postagem. 

Nenhum comentário: