terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Seu problema, meu desabafo, nossa lição

Quando os problemas surgem, é a hora de vermos se realmente somos capazes de colocar em prática todas as coisas em que acreditamos, ou se elas não são nada mais que frases bonitas que gostamos de repetir, sempre da boca pra fora.

Eu e você sabemos que é preciso arriscar, mas mesmo assim, chegou o momento e estamos com medo. Mas eu e você também sabemos que sentir medo é normal. Faz parte do processo.

Você tinha razão naquela conversa. Tudo que é grandioso e incrível, nada mais é que o fruto da ousadia de alguém, de alguém que um dia teve a coragem de arriscar.

Riscos são assim: podemos obter sucesso ou não, só saberemos se tentarmos. Se tudo dá certo, as pessoas à nossa volta nos elogiam, dizendo estarem impressionadas, “nossa, você fez mesmo isso e deu certo”. Se não dá certo, “é, eu sabia que não ia dar certo, como é que você pôde fazer isso?”, e a pior de todas as posturas: “Eu não teria feito isso no seu lugar”. Mas para quem está do lado de fora é tão fácil dar palpites, não? Difícil mesmo é ter a coragem de fazer, em vez de apenas falar.

Todavia, eu sinceramente não vejo como dar errado. Vai dar certo, tenho certeza. Torço por isso e sei que vai acontecer. 

Peço perdão por não saber expor meus sentimentos da maneira mais sensata, por não saber me expressar de forma com que eu não te faça sentir-se mal. Peço perdão ainda por, em um primeiro momento, não ter entendido que nem sempre podemos pensar somente em nós mesmos. Para mim, é mais conveniente pensar somente nas pessoas que me importam; acabei me esquecendo que há uma pessoa que também é importante na sua vida e você precisa fazer isso por ela.

Tentei a todo custo te mostrar que você também tem que fazer isso por você mesmo. Também penso em nós, também sei que isso nos afeta, mas acima de tudo, quis te convencer de que você também precisa pensar em você.. Porque a pessoa mais importante da sua vida é você; não sou eu, não é a outra parte dessa história, é só você. Ainda que um dia eu vá embora, você precisará ter conquistado isso, para o bem da sua própria vida. Porque caso um dia você perca tudo e todos, a única pessoa que sobrará para te defender é você mesmo. E o fato de eu conseguir pensar dessa forma só prova (não só para você, mas também para mim mesma) que o que eu sinto por você não é pequeno, nem superficial. Jamais te encorajaria a pensar em si mesmo acima de nós dois se eu não sentisse algo verdadeiro. O amor, em sua pura essência, não é egoísta.

E eu creio que você assimilou o que eu tentei explicar. Você me surpreendeu ao dizer que tem que fazer isso também por você mesmo, para que a sua consciência fique em paz. Pode até ser que dê errado, mas você terá feito sua parte... E tenho certeza que fará tudo que pode – e você pode muito.

É incrível como você sempre me surpreende. Achei que já tinha aprendido (justtamente com você!) que não devo subestimar as pessoas... Entretanto, quando eu mais acho que sou capaz de deduzir tudo que você vem pensando, você me mostra um outro lado da situação, sendo capaz de me fazer sentir exatamente o que preciso sentir para conseguir te apoiar. E é claro que eu vou te apoiar, porque é para isso que estou aqui.

Um comentário:

Castielzinha disse...

Olá, Ana! Obrigada pelo comentário lá no meu blog... Falando em blog, adorei o seu, super bacana essa sua compilação de desenhos tão queridos. Beijos :)