sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Youtube satisfazendo a nostalgia

“Para nós que temos de 35 anos para cima, esses desenhos têm um significado que os mais jovens não fazem nem ideia. Ao vê-los, sentimos nitidamente a cor, o cheiro e a forma de uma época que não volta mais, de uma época em que tudo era tao simples e ninguém estava nem aí com nada. Hoje, atordoados pela mudança tentamos entrar no ritmo deste mundo louco. Ironia do destino, dependermos de uma tecnologia dessas para sentir um gostinho de um passado onde não se imaginava nada parecido com Youtube”
Comentário de Flávio Barsa deixado no vídeo "Bom Bom e Mau Mau - Guerra e paz" 
(http://www.youtube.com/watch?v=bq-XsP02Z9s&feature=related)


Tenho o costume, sempre que assisto a algum vídeo no Youtube, de ler os comentários que as pessoas postam. Adoro saber o que as pessoas pensam, se gostaram, se ficaram emocionadas ou chocadas nas mesmas partes do vídeo que eu. Ademais, desse jeito acabo sabendo de coisas que não sabia, conhecendo várias coisas que não conhecia.

Acho que nunca li nenhum comentário tão verdadeiro, profundo e significativo como este. Eu estava ao esmo no Youtube – inicialmente procurei um desenho antigo e ele me levou a outro, que me levou a outro e mais outro, até eu achar este episódio de Bom Bom e Mau Mau (acho que nunca assisti isso, mas mesmo assim tive um deja vu quando vi este vídeo) e me deparar com este comentário. Até procurei este Flávio Barsa, mas ele deletou sua conta no Youtube.   

De qualquer forma, é bom podermos contar com ferramentas como a internet, Google, Youtube, downloads e afins para conseguirmos resgatar um pouquinho de uma época em que fomos tão felizes.

Revendo outro vídeo que fez parte da minha infância, encontro o comentário de Ângela: "Dá vontade de chorar... Você sabe que essa novela pode repetir, mas você não vai sentir a mesma coisa que sentiu quando assistiu na sua infância..."

Esta é a sensação que me acomete. Você pode rever as coisas, divertir-se com algo novamente, mas nunca pode sentir novamente a mesma coisa que você sentiu quando viveu aquilo pela primeira vez. Nenhuma vez é como a primeira vez, porque nenhuma vez é igual, e nenhum momento se repete.

É triste pensar que os tempos não voltam... Mas, por outro lado, é bom pensar que a cada instante estamos construindo mais recordações boas para o futuro. É bom fazer de cada momento um momento feliz e ao fim, verificar quantas coisas boas fizeram parte da sua vida. 

Para todos que, assim como eu, gostam de "viver de passado", deixo aqui a minha conclusão: se hoje estamos relembrando dias felizes, é porque naqueles dias demos mais valor à importância do momento do que a qualquer outra coisa. Busquemos valorizar também cada segundo que estamos vivos, e ser felizes não apenas porque um dia fomos, mas ser felizes agora

Nenhum comentário: