terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Meu futuro no Direito

Já me flagrei perguntando a mim mesma por que nunca quis escrever nada sobre Direito aqui no blog. Não é que eu nunca tenha querido... Na verdade eu quis, por várias vezes, assim como quis escrever artigos a respeito – aliás, eu comecei a fazer isso, mas nunca terminei. Tenho ideias razoavelmente boas de assuntos para artigos que eu gostaria de escrever e publicar, seja pelo simples prazer de ver meu nome em uma revista, ou mesmo para constar no meu currículo e eu ganhar algumas horas extracurriculares. Então por que não levo isso adiante?

Pausa para um parágrafo explicativo: sou estudante de Direito e faço estágio também. Este curso nunca foi meu sonho, na verdade nunca me imaginei nesta área. Quem me levou a ela foi a pessoa que me conhecia mais do que eu conhecia a mim mesma, e é claro, ela estava certa (alguma vez ela esteve errada? Nem me lembro). Identificar-me com o Direito foi surpreendente, pois eu achava que estava fadada a viver sonhando com empregos incríveis que eu nunca teria ou com profissões maravilhosas que me fascinam mas para as quais eu não tenho vocação.

É maravilhoso descobrir-se encantada com algo que você sempre colocou em uma posição de superioridade sobre você mesmo, algo que você pensava jamais ser capaz de fazer. Talvez eu simplesmente não tivesse autoestima suficiente para considerar o Direito como uma possibilidade para mim. Mas eis que eu cheguei lá, e adivinhem? É incrível, e tudo faz sentido agora. Eu estou onde quero estar. Estou neste lugar em que posso aproveitar algumas das melhores coisas que há em mim, e ao mesmo tempo, desenvolver outras coisas que eu sempre quis mas nunca tive oportunidade – e devo dizer, esta é a oportunidade perfeita.

É interessante pensar que há milhares de pessoas no Brasil e no mundo sentindo a mesma coisa que eu. É inclusive assustador pensar que há centenas destas pessoas mesmo aqui dentro da minha própria cidade – e olhem que eu nem moro em uma cidade muito grande.

Escrever sobre Direito não seria como escrever sobre qualquer outro assunto que costumo comentar aqui no blog. Requereria muito mais atenção, mais cuidado, mais requinte, mais estudo. Os vários ramos do Direito não são como o amor, a tristeza ou a esperança; não são temas sobre os quais eu posso livremente falar o que penso e ninguém poderia julgar se está certo ou errado, bem argumentado ou pouco convincente. É claro que temos a liberdade de discordar de um doutrinador ou criticar a redação de uma lei, mas para isso é necessário muito conhecimento... É necessário ter um conhecimento que eu não sei se tenho.

É um pouco aterrorizante expor seus pensamentos acerca de um tema sobre o qual centenas de pessoas incríveis e talentosas já escreveram. Assusta pensar na possibilidade de estudantes de várias partes do país vierem discutir comigo sobre algo que escrevi – mais assustador ainda é imaginar-me sem argumentos para responder a estas pessoas.

É fácil ser bom em algo que pouca gente faz bem. Mas e quando você tem certeza de que há no mínimo um milhão de pessoas melhores que você?

Que incrível. Acho que nunca pareci tão medrosa em um texto, mas ao mesmo tempo, acabo por concluir o quanto sou corajosa. Sim, porque é preciso coragem para aventurar-se em um terreno amplamente desbravado por tantas pessoas. É preciso coragem para querer conquistar um lugar ao sol, quando já existe tanta gente competente fazendo o mesmo ou querendo o mesmo. É preciso coragem para uma pessoa acreditar que vai vencer na vida fazendo Direito. E eu acredito. Eu vou vencer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Ana,
em minha opinião, seria ótimo poder acompanhar neste blog artigos, de sua autoria, desenvolvidos sobre a ótica forense.
Na verdade, apesar de gostar muito de seus textos, sempre esperei entrar neste blog e ter a surpresa de aqui encontrar uma abordagem, como citado, sob a sua maestria, de temas relacionados ao direito, o que ainda não ocorreu.
Espero que este comentário sirva de incentivo, desenvolva textos forenses e os publique aqui.
Você, além de escrever maravilhosamente bem, é extremamente inteligente, atributos estes que certamente resultaram em ótimos textos.
Ansiosamente espero.
Beijo
seu Amigo.