domingo, 30 de outubro de 2011

Ambições

O que é, para vocês, em um sentido não pejorativo, ser ambicioso? Ambição é querer muito, é ter grandes aspirações, vocês me respondem. Em contrapartida, faço outra pergunta: o que é "muito"? A quê exatamente você se refere quando usa a palavra "aspirações"?

Muitos que fizeram e/ou fazem parte da minha vida e depositam grandes esperanças em mim, possivelmente ficarão decepcionados quando souberem do meu conceito particular de ambição. Certamente me criticarão e dir-se-ão desapontados com a minha atitude de "pensar pequeno" ou "sonhar pouco", quando me ouvirem falar sobre os planos que faço para o futuro.

Mas vou falar, porque não tenho nada a temer: profissional e financeiramente falando, descobri-me como uma pessoa não muito ambiciosa. O que almejo não é mais que uma posição estável, confortável, propícia à concretização dos meus outros objetivos, sobre os quais falarei mais adiante. Não preciso de grandes títulos, um cargo vultoso ou muito status

Okay... Algum status é sempre bem vindo; tenho ego, sou humana. Mas, de uma maneira geral, creio que conseguirei ser feliz sem ocupar a máxima posição possível em alguma escala. Algo mediano me bastará; assim penso. 

Sou medíocre? Então espere um pouco, escute o outro lado: considero-me realmente ambiciosa quando se trata de realização pessoal, emocional, moral. Não me contento com menos que felicidade plena. Estar bem, para mim, é uma necessidade. Ser feliz, estar em paz com minha consciência, alcançar meus ideais, não são alternativas em minha vida: são exigências que faço. E sou lúcida ao afirmar que tais coisas, hoje em dia, não são lá muito fáceis.

Em um mundo cada vez mais louco, confuso e materialista, ser bem resolvido é um alvo de complexo alcance. Porém, mesmo assim, eu quero. As coisas já são assim em minha vida; e ainda que a tendência seja de as situações ficarem cada vez mais custosas, eu insisto em continuar desejando toda a felicidade possível de ser gozada neste mundo. E sabem mais? Eu vou conseguir. Tenho certeza.

Eu quero aquilo que poucos conseguem, aquilo que muitos iludem-se pensando possuir quando na verdade alimentam mil tensões, aquilo que se torna cada vez mais distante conquanto vamos sucumbindo às tentações e armadilhas da vida moderna: eu quero ser feliz! Eu quero colocar em prática tudo aquilo que venho planejando desde que me entendo por gente. Eu quero terminar a vida com a sensação de missão cumprida. Quero poder me orgulhar das coisas que fiz, e daquilo que eu sou. 

Tenho certeza que querer tudo isso é querer demais. 

E agora, vocês me acham ambiciosa ou não?



Provavelmente, ainda não. Tudo bem. Mas não fiquem tristes por mim, pois eu mesma não estarei. 


Eu sei que vocês esperavam que eu fosse mais e maior. Mas, se observarem com cuidado, verão que serei muito. Em determinados aspectos, analisados isoladamente, minha vida poderá ser considerada limitada. Em um aspecto ou outro, poderei ser chamada de "acomodada". 


Entretanto, se se dispuserem a procurar saber quão grande é a minha avidez por fazer algo de bom por mim mesma e por todos outros contemplados por meus planos, surpreender-se-ão dizendo para si mesmos o quanto sou ambiciosa. E então, talvez, pensarão que sonho alto, talvez até alto demais.





"Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz."
(Abraham Lincoln)

Nenhum comentário: