quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que um grande amor pode nos ensinar sobre a vida

A vida é tão engraçada. Inicialmente, eu tinha dificuldades em enumerar os motivos pelos quais me interessei por você. Quem pode explicar por que decidimos ficar juntos? Na época, nem eu e nem você. Em um belo dia, eu acordei e pensei que daria certo. Ambos concordamos, e lá fomos nós, sem a menor idéia do que poderíamos encontrar ao longo desta caminhada, tampouco se ela teria sucesso, e quanto duraria.

A vida preparou uma surpresa para nós. Para mim, principalmente. Eu, que me achava a epítome da elegância (segundo você, ainda sou), compreendi, ao observar seu comportamento, o quanto você tinha a me ensinar, mesmo que não fosse essa a sua intenção. Ou será que era? De qualquer forma, foi muito gentil da sua parte me dar um banho de lições de vida sem tornar explícito o fato de que eu era quem tinha muito a aprender com você. 

Você me mostrou, sem falar, apenas agindo, e sem a pretensão de ser um instrutor. Silenciosamente, foi lá e fez. Você simplesmente foi você, e seus atos falaram por si próprios. E eu soube escutar. Eu aprendi a observar. Em suma, aprendi muito. E você sequer acreditava que eu tinha algo a aprender! Você foi humilde, mas com firmeza, e isso sim é ser elegante.

Pois bem, se antes eu não conseguia encontrar razões que justificassem o que estávamos criando para nós mesmos, agora elas me parecem muito claras. Talvez, bem lá no fundo, eu sempre houvesse tido a noção do quanto precisava aprender com você. 

Quando te conheci, o que mais me atraiu em você foi justamente aquilo que eu ainda não havia encontrado em mim. Eu fiquei encantada com os seus atributos, porque queria-os para mim. Porém, por medo de assumir o quanto precisava de você, por receio de tomar conhecimento da minha própria fraqueza, eu dissimulei os fatos, fazendo-me acreditar que eu é quem teria muito a te ensinar. 

Como te subestimei... É certo que mereço algum crédito pelo seu constante amadurecimento ao longo de todos estes anos; entretanto, jamais imaginei que a recíproca seria tão verdadeira.

E olha só como tudo deu tão certo! Todo o nosso trabalho, esforço, paciência e boa vontade valeram a pena. Hoje, com tanto tempo já passado, eu soube absorver de você aquilo que eu tanto almejava, e você também conquistou para si muito do que admirava em mim. Somados, somos incríveis. Mas só é possível obter resultados avultosos quando os fatores somados também já são grandes, isoladamente. 

Em outras palavras: só somos grandiosos juntos porque também somos grandes separadamente. É preciso duas pessoas maravilhosas para formar um casal maravilhoso.

Duas pessoas incompletas não podem encontrar felicidade juntas. Dependência não é amor. O relacionamento de dois seres que dependem um do outro é um sustentáculo, uma muleta, um remédio, um tubo respiratório; qualquer coisa, menos uma história de amor. 

Eu nunca quis que você dependesse de mim. Nunca me aborreci com o fato de que a sua vida não se resume a mim. Você possui outras preocupações, outros interesses, outros compromissos, e quer saber? Eu acho isso ótimo! 

Se você é completamente capaz de ser feliz sem mim, mas mesmo assim prefere estar comigo,  a conclusão a que chego é eu devo ter mesmo algo de especial. Você preza sua individualidade, gosta de ter o seu espaço, é totalmente bem resolvido, não precisa estar com alguém para ser feliz... E apesar de tudo isso, escolheu ter alguém ao seu lado... É, você deve me amar muito mesmo. E eu jamais imaginei que a recíproca seria tão verdadeira.

Nenhum comentário: