sexta-feira, 18 de março de 2011

É fácil para um homem falar

É fácil para um homem falar que somos fúteis e vivemos preocupadas com bobeiras, quando a eles só cabe apontar os defeitos e escolher as mulheres mais bonitas.
Homens criticam mulheres por gastarem tempo e dinheiro com cuidados com o cabelo, unhas, sobrancelha, depilação, roupas, maquiagem e sapatos... Mas entre uma mulher bonita e bem arrumada, e uma mulher mais descuidada, é óbvio que preferem a primeira. É muito fácil dizer que é um absurdo pagar tão caro por depilação, mas qual homem gosta de mulheres com axilas e virilha peludas?

É fácil para um homem falar que “mulheres são frescas”, quando eles são extremamente rigorosos no quesito beleza, e mulheres belas são necessariamente “frescas”, porque não existe beleza exuberante sem produção e muito, muito dinheiro.

É fácil para um homem falar que gosta de beleza natural e ficar olhando mulheres nas páginas da Playboy, idolatrando musas da Internet e morrendo de tesão por atrizes de filmes pornográficos. Homens têm relutância em custearem tratamentos estéticos, academia e salão de beleza, ou condenam as que gastam dinheiro com isso, mas criticam as mulheres que estão acima do peso, que têm estrias, que andam mal arrumadas ou as que têm “cabelo ruim” (expressão discriminatória para quem tem cabelos crespos). Provavelmente esperam que toda mulher já nasça perfeita, seja naturalmente linda, acorde maquiada e seja imune a todas as imperfeições com que a natureza insiste em brindar-nos. É fácil para um homem querer que já nasçamos prontas quando nem tudo em nossa vida é tão natural quanto para eles.

É fácil para um homem exigir que sua mulher seja uma boa esposa, prendada mas também independente, incrivelmente ousada em alguns pontos e tradicionalmente submissa em outros. É muito fácil para um homem apenas querer tudo isso; e a mulher que se vire para atender todas as expectativas dele! Porque se não o fizerem, serão punidas com traição, falta de respeito e de carinho. É fácil para um homem estar casado e ganhar os bônus: comida na mesa todo dia, roupa limpa e passada, filhos criados, uma parceira para o sexo todas as noites. À mulher cabem todas estas tarefas, ou seja, a parte difícil, e ainda assim, homens reclamam muito mais do casamento.

É fácil para um homem querer que assumamos nosso papel historicamente estabelecido quando eles mal conseguem assumir o deles, e ainda assim a sociedade nos despreza mais do que a eles neste aspecto. Mulheres desprovidas de vocação para a vida doméstica são apedrejadas, mas e os homens que não conseguem cumprir o papel de "macho provedor"?
Você não sabe fazer isso? Mas como é que você vai se casar então? Como acha que vai arranjar um marido se não sabe costurar, se não gosta de cozinhar? – isto é algo que se ouve com frequência.
- Seu salário é ruim? Ah, você não tem um emprego? Como acha que vai arranjar uma esposa se não tem condições de sustentar a família? – isto é algo que nunca escutei.

 É fácil para um homem acusar de egoísta e vaidosa uma mulher que não quer ter filhos, quando não são eles que vão ter seu corpo destruído por uma gravidez, suas noites de sono perdidas, sua vida inteira praticamente anulada em função de uma criança. É muito fácil criticar a mulher que prefere firmar-se no mercado de trabalho antes de ser mãe, quando é o próprio homem que não oferece segurança financeira e emocional a uma mulher, de modo que ela prefira garantir-se sozinha a contar com a ajuda dele. 

Em suma, é fácil para um homem ser homem quando a sociedade ainda aceita que o homem possa fazer todo tipo de exigência a uma mulher. E é muito fácil fazer todas essas exigências, porque homens não sabem como é ser mulher. Não sabem como é difícil. Não sabem como a natureza já nos dá tratamento diferenciado, e como se isso não bastasse, a sociedade ainda é imensamente mais dura conosco que com eles.

A todos os homens que entendem a dor e a responsabilidade de ser mulher, vão o meu elogio e as minhas congratulações. Homens assim fazem com que nosso fardo pareça menos pesado, e fazem-nos encontrar espaço em nosso coração para lembrar que ser mulher também tem o seu lado bom. 

Nenhum comentário: