sexta-feira, 18 de março de 2011

Minhas it girls favoritas

Assim como a modelo Twiggy é um referencial quando se trata da moda dos anos 60, toda geração tem seus ícones de estilo. Sempre há aquelas pessoas – geralmente mulheres! – que representam o estilo de uma época, que usam e abusam de todas as tendências do momento e personificam como ninguém o desejo de todos os jovens. Passada a moda, os registros permanecem, para que a posterioridade venha a conhecer.

Pensando nisso, decidi eleger os meus ícones de moda, as minhas it girls favoritas, as garotas famosas cujos guarda-roupas eu adoraria assaltar, e sobre as quais comentarei com minha filha quando formos falar do que se usava “quando mamãe era mocinha”. Não consegui escolher poucas; há tantas que eu admiro! Sendo assim, separei por categorias.

Vamos lá!

  
  • As “gostosas” com estilo: Kim Kardashian e Sabrina Sato
Kim já mereceu uma postagem exclusiva aqui no meu blog! Adoro as roupas que ela usa, adoro tudo que ela representa, adoro a forma como ela não se deixa intimidar pela ditadura da magreza. Assume o corpão e está sempre impecável, é difícil vê-la em qualquer ocasião com uma produção razoável, pois a bela é vaidosíssima.
A socialite Kim Kardashian adora a combinação preto & branco, e também gosta de usar blazers pretos, principalmente em cima de vestidos justos. Geralmente usa saias e vestidos, que destacam suas pernas, valorizam a cintura e disfarçam o quadril. Outras vezes, porém, ela também gosta de acentuar o quadril largo, usando calças bem justas, ocasiões em que opta por blusas mais larguinhas para o look não ficar colado demais.



Também sou admiradora do estilo de Sabrina Sato (a única brasileira da lista!), que faz o estilo “sarada” (tem o par de pernas mais invejado do Brasil!) e adora usar os estilos que estão em voga. Se bem que ultimamente tenho achado-a tão magrinha que até me é forçoso citá-la como prova de que mulheres com curvas também podem se vestir de acordo com as tendências da moda.
De qualquer forma, dá para notar que Sabrina adora roupas mais sexies que valorizem seu corpo, embora às vezes ataque de "princesinha" também. Ao apresentar o programa Pânico, ousa mais no figurino. No dia a dia, usa bastantes shortinhos, jaquetinhas e jeans - que ela adora, assim como adora renda, preto e o estilo militar.



  • As elegantes e românticas: Taylor Swift e Selena Gomez
Por maior que seja a minha admiração pelas mulheres que têm coragem de ousar, há coisas que nunca saem de moda... Apostar em feminilidade é sempre certeza de sucesso!
Estas duas jovens cantoras gostam do estilo romântico, feminino (chamado de ladylike pelos fashionistas), sempre apostando em vestidos, saias, renda e brilho, tudo bem arrumadinho, no maior estilo “boneca”. Para as adeptas desta linha, é difícil fazer feio em qualquer ocasião – difícil também achar um homem que não goste! Afinal, sensualidade tem seu lugar, mas todo homem gosta de uma princesinha. 

No início da carreira, Taylor vestia-se de acordo com seu estilo musical, o country, usando várias botas tradicionais de cowboy, xadrez e cores terra. 
Ultimamente, contudo, a mocinha tem investido mais no estilo girlie ("mulherzinha"), e mantém-se super fiel a ele. É raro vê-la ousando ou aventurando-se em outros estilos. Mas também não se pode negar que, graças a isso, Taylor sempre é destaque nos red carpets! Ela ama vestidos, em especial os curtos. Usa bastante brilho, babados, e me parece também ser fã do estilo retrô (vejam que fofo esse vestido de bolinhas a la 50's!). 


Selena compartilha com a amiga Taylor a paixão por vestidos; nos últimos tempos, é raro vê-la de calça. Gosta de drapeados e muita cintura marcada. Como é bem magrinha, pode abusar de vestidos com muito pano, larguinhos e com volume.
Ao usar o primeiro vestido da foto abaixo (da esquerda para a direita) no People's Choice Awards 2011, Selena virou comentário em milhões de blogs de moda pelo mundo afora. Não deve ser coincidência que, logo após esse fato, ela passou a caprichar mais nas produções, e tem constantemente conseguido ótimas colocações em enquetes de celebridades mais bem vestidas.
O vestido fez tanto sucesso que já está praticamente virando uma marca de Selena (muito embora ela não tenha sido a primeira a apostar no modelo curto na frente e longo e atrás; mais abaixo vocês verão January Jones usando um azul belíssimo). Em seus shows, ela tem quase sempre usado modelos assim, além de usar também em outros eventos e premiações (vejam a segunda foto).



  • As que arrasam nos red carpets: January Jones e Dianna Agron
Em matéria de formalidade com elegância, estas duas sempre dão um show! Loiras, lindas e classudas, as atrizes Dianna e January – respectivamente das séries Glee e Mad Men – costumam arrancar suspiros de homens e olhares deslumbrados de mulheres toda vez que dão o ar de suas graças em alguma premiação, com vestidos incríveis e maquiagem e cabelo perfeitos.
Separei os looks que elas usaram no Emmy 2010, Golden Globe 2011 e SAG Awards 2011. As fotos estão colocadas nesta ordem.

January não passou despercebido em nenhuma das premiações a que compareceu recentemente. A moça realmente gosta de ousar.
Na primeira foto abaixo (da esquerda para a direita), vemos esse lindíssimo Versace azul com cauda longa na parte de trás, e mais curto na frente (tendência sobre a qual já falei acima, no item sobre Selena Gomez), com peep toes e esse cabelo super despojado.
Na segunda foto, January surpreendeu os espectadores do Golden Globe com este vestido, pelo decote ousado e pela cor. Uma loira de batom vermelho e decote parece a fórmula da vulgaridade, não? Mas não para ela, não nesta ocasião. January era a pura encarnação de uma femme fatale dos film noirs dos anos 40 - e pela escolha do penteado, acho que a intenção realmente foi essa.
Na terceira foto, por fim, January inverte a fórmula das duas premiações anteriores; no SAG Awards, ela não apostou na juventude nem na sensualidade: preferiu um modelo sério e elegante Carolina Herrera, que cobre o colo, e é feito com uma renda no maior estilo tradicional, que tem cara de vovozinha. O penteado também é sóbrio e bem senhoril.
Difícil escolher o vestido mais lindo...  



Já Dianna Agron é mais conservadora e feminina, não ousa tanto e não gosta de nada muito sexy. Prefere vestidos bastante femininos, maquiagem suave e cabelo de princesa - a exceção é o look da terceira foto, que a mostra no SAG Awards 2011, de vestido escuro, peep toes de salto finíssimo e maquiagem escura nos olhos. 
O vestido Carolina Herrera da primeira foto, usado no Emmy Awards 2010, fez Dianna ser eleita em vários blogs de moda do mundo inteiro como a mais bem vestida da festa.
Quem observa as aparições de Dianna pode perceber que seu estilo é realmente muito delicado; ela realmente não gosta de extravagâncias. Adora nude, cabelo preso, e não costuma usar muitos acessórios - quando o faz, é com muita discrição. Tudo muito de acordo com sua personalidade, já que ao contrário de sua personagem Quinn, Dianna faz a  linha "boa moça".



 Para encerrar o texto, devo frisar que esta não é uma lista das garotas mais estilosas de nossa época, ou das mais copiadas, mais admiradas... É apenas uma lista das MINHAS prediletas, das que usam roupas que eu seria capaz de usar também. É claro que existem várias outras modelos, atrizes e cantoras cujos estilos definem a nossa geração (Nicole Richie, Miley Cyrus, Blake Lively, Taylor Momsen, e a brasileira Thaila Ayla, entre tantas outras), mas não me agradam tanto quanto as lindas mocinhas que eu citei. 

Nenhum comentário: