sexta-feira, 18 de março de 2011

O fracasso


"Did I disappoint you? 

Or leave a bad taste in your mouth?"


O gosto da falha é horrível. Perder nunca é fácil. Parece difícil enxergar um lado bom no fracasso. Mas o pior fracasso de todos é aquele que vem fácil. A sensação pode até não ser a mais dolorosa de todas, mas quando recobramos a razão, vem o terrível diagnóstico: “além de fracassado, sou um covarde. Preferi me contentar com o fracasso, a lutar pelo que quis”.

Perder é cômodo quando a batalha é dura. Ganhar dá trabalho, requer esforço, e muita gente prefere ter “PERDEDOR” escrito na testa, a ter suor no rosto e calos nas mãos.

Chegar ao topo é difícil e demora. É mais fácil ficar de baixo, só observando, contentando-se com uma vida medíocre e criando teorias sobre como Deus privilegia uns e desgraça outros.

E se daqui há alguns anos eu ler tudo isso que escrevo e descobrir que falhei? Que tudo deu errado? Que não consegui transmitir aos meus filhos tudo isso que escrevo? Que não consegui ser o que queria, o que planejava, o que lutei tanto para ser?

Este é um risco que corro. Todos corremos. Mas eu procuro sempre encontrar uma forma de me sentir orgulhosa de mim mesma. Quero ter orgulho de mim, mesmo quando eu perder. É perfeitamente possível sentir-se merecedor de todas as honras de um grande vencedor, mesmo quando não alcançamos 100% do que pretendíamos. 

Nenhum comentário: