quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bela e fera

Acha que me engana com sua pose de princesa. Admiro esse seu jeito polido de ser, mas te conheço o suficiente para compreender que sua essência não é esta. Essa que eu vejo não é exatamente você: é a pessoa que você quer ser, é o reflexo das coisas que você considera corretas, mas não é o que há dentro de você.

Não fique constrangida, mas eu já sei de tudo. Eu te decifrei. Certamente você achou que nunca conseguiriam. E com razão! Você é boa nisso, convence de verdade. Parabéns. Mesmo. Não estou sendo irônica... Mas já “te saquei”. Você abriga um espírito selvagem dentro de si.  

Ódio, baixaria, egocentrismo, impaciência, luxúria, arrogância... É difícil acreditar, olhando sua roupinha passada e sua maquiagem perfeita, que estas coisas existem dentro de você. Você tem vergonha do que realmente sente? Quando foi que decidiu reprimir tudo isso e assumir esta nova personalidade? Você está satisfeita com a imagem que passa às pessoas?

Você se faz de mocinha, e isso é curioso. Por acaso não vê que toda essa sujeira que você tenta varrer para debaixo do tapete é justamente o que faz de você humana? Humanos são baixos mesmos. São imperfeitos. Por que você tem vergonha de ser assim também? Estamos todos no mesmo planeta.

Se bem que, embora não passe de um ser humano, talvez você esteja um passo a frente dos demais. Ódio, baixaria, egocentrismo, impaciência, luxúria, arrogância... Sim, são características dos humanos, mas que bem fazem? Para que servem, além de causar ainda mais ódio, mais baixaria, destruição, desamor?

Você “sacou” tudo. Entendeu a lição que os outros não enxergam, ou teve alguém que te ensinasse. O superficial lema da nova geração brilha tão forte que os cega. "Ser você mesmo", "ser espontâneo", "fazer o que der na telha", "colocar pra fora tudo que sente"; estas coisas até podem fazer com que alguém se sinta bem, mas quão inteligente é uma pessoa que prefere sentir-se bem a ver um mundo melhor? Porque em várias situações, uma atitude espontânea pode gerar mais males que uma falsa educação.

Okay, você é recalcada, chatinha, certinha, perfeitinha. Mas, quem sabe?, o mundo poderia ser um pouco melhor se mais pessoas fossem assim.  

Nenhum comentário: