sábado, 26 de fevereiro de 2011

O que tenho ouvido ultimamente – Parte V: Cantoras brasileiras

Privilegiei os artistas norte-americanos e ingleses em minhas listas anteriores, mas agora estou aqui para falar de cantoras brasileiras, em grande parte de MPB, que também não são ainda grandes conhecidas do público. Okay, há uma exceção ao fim da lista, mas é justificada!

Marya Bravo
Filha de Zé Rodrix e dona de uma grande bagagem cultural, descobri a música de Marya Bravo pelo Orkut e de cara adorei sua voz linda e triste, e suas canções profundas e voltadas para o rock'n'roll. 
Fiquei encantada pelo álbum "Água demais por ti", de 2009. A interpretação de Marya é maestral, as canções são uma delícia para os ouvidos e também gostei das letras.



Tulipa Ruiz
Conheci Tulipa quando a vi cantando no programa "Altas Horas", e sua voz e estilo diferentes me deixaram curiosa.
Tenho escutado bastante o seu álbum "Efêmera", de 2010, que traz uma MPB bem gostosa, meio pop.



Sandy
Não me matem por tê-la colocado entre Marya e Tulipa; sei que Sandy não canta MPB e tampouco é pouco conhecida, mas não podemos negar que seu primeiro álbum solo tem tido pouca aceitação. Lamentável, porque é um ótimo álbum!
É triste atestar isto, mas Sandy infelizmente vai conviver pelo resto da vida com o estigma de ter sido uma cantora infantil com pose de virgenzinha. O povo brasileiro se prende muito a estes rótulos e raramente volta atrás em suas opiniões. Mas ainda há quem saiba apreciar coisas novas sem ficar preso ao passado - e ainda que se leve o passado em consideração, que mal as pessoas tanto vêem em Sandy e Junior? Eles faziam um pop juvenil tão legal, e em especial nos últimos anos de carreira amadureceram bastante... O álbum de 2006 é um dos meus prediletos e não tem nada de infantil, pelo contrário, é muito maduro e bem feito, pop da melhor qualidade.
Pois bem, em sua nova empreitada - o álbum "Manuscrito", de 2010 - Sandy continua pop, mas mais introspectiva, reflexiva, como que tentando descobrir-se. Esta busca pelo autoconhecimento rende canções lindas e interessantes, como a do vídeo abaixo.







Ainda estou com muito material guardado para escutar, de outras cantoras neste mesmo estilo, como Juliana R. e Luisa Malta, mas por enquanto, as que mais têm tido espaço em minhas playlists são estas que citei. Música brasileira sempre cai bem, principalmente quando cantada com competência e sensibilidade.

Nenhum comentário: