segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Who makes life so hard?

"A vida é dura", "A vida é difícil", "As coisas não são fáceis"...  Clichês que ficamos repetindo para nós mesmos a cada situação complicada pela qual passamos. Não faz com que nos sintamos melhor, mas pelo menos dá uma explicação às coisas, e alivia a sensação de achar que "só acontece conosco". 

Será que a vida é dura por si só? Ou somos nós que a fazemos assim?

Escuto diariamente que "tenho sorte" por ter encontrado pessoas tão legais para me ajudarem no trabalho, na vida, no dia a dia, enfim. De fato, pessoas simpáticas, gentis e humildes não surgem todo dia para nos oferecer apoio, esclarecimento, ou simplesmente para estarem lá, com um sorriso no rosto, meigas e receptivas, a cada vez que precisamos delas. Julgo-me merecedora de tudo isso, mas isso não quer dizer que a vida não é difícil pra mim. Ou para qualquer outra pessoa. 

E aqui vai outro clichê que explica toda a problemática: só depende de nós. Se todos tivessem a gentileza de tratar as pessoas bem, ninguém diria que a vida é dura. Todos teríamos um "anjo" em nossa vida, e ninguém acharia nada tão complicado quanto parece ser. A ajuda ou a companhia de uma pessoa especial ameniza qualquer situação difícil. 

Por que nem todos querem ser especiais? Algumas pessoas fazem questão de serem arrogantes, fazem questão de desprezar, humilhar, dificultar, como que para darem razão àqueles que dizem que "a vida não é fácil". Tiveram a infelicidade de lidar com indivíduos do mesmo naipe, e agora querem se vingar, direcionando sua raiva a outros que nada têm a ver com isso, alimentando esse ciclo vicioso - que estupidez! 

O mundo seria tão melhor se decidíssemos proporcionar coisas boas a quem está à nossa volta... 

Nenhum comentário: