quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por que não gosto de Vinicius de Moraes

Provavelmente minha filha estudará que Vinicius de Moraes é um dos maiores poetas românticos de sua geração. Pois bem, quando ela estiver comentando comigo sobre como foi a aula de literatura, precisarei dizer algumas coisas.

Não é que eu deteste Vinicius de Moraes, tampouco desprezo sua obra. Eu o respeito por tudo que ele representa. Até mesmo admiro sua técnica poética e acho seus sonetos bonitos – simplesmente não consigo acreditar no que há por trás deles. Nunca me convenceram. Penso que ele nunca sentiu de fato aquele amor sublime descrito em suas poesias.

Boêmios não têm muito crédito comigo. Difícil me fazer acreditar que não fazem poesia apenas para conquistar as “meninas que vêm e que passam num doce balanço à caminho do mar”. Duvido que as amem! Será que alguma já caiu nessa?

Não quero que minha filha compre briga com a professora de literatura. Só não quero que ela se iluda com “Que seja infinito enquanto dure”... Porque esse infinito certamente só dura até a próxima Garota de Ipanema surgir. Ou de Copacabana, do Leme, da Barra da Tijuca, ou de onde for. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinto o mesmo que você: por trás de tantas palavras, provavelmente havia alguém que, delas, pouco ou nada sentia.
Além disso, a mulher, na poesia de Vinícius é mero objeto de seu suposto "amor".