terça-feira, 5 de abril de 2011

É tempo!

É tempo de ser aquilo que sempre quis ser mas deixei de ser por falta de coragem, de força, de ousadia, de disciplina. É tempo de realizar.
É tempo de ler mais, ser mais, conhecer mais.
É tempo de me superar, de ir além do que fui ontem, e amanhã, ir mais longe ainda.
É tempo de conseguir tudo aquilo que eu achei que levaria anos para conseguir. É tempo de aprender a fazer tudo aquilo que duvidavam que eu conseguiria.

Neste sábado, a palestra no Centro Espírita abordou, entre outros assuntos, o futuro, e a ideia que fazemos dele. Com muita sabedoria e sensatez, o palestrante disse aquilo que todos nós estamos cansados de saber, mas cujo significado nunca absorvemos de verdade: o futuro é construído pouco a pouco, dia a dia.

O futuro não é uma circunstância determinada, não é um ponto fixo que está localizado em alguma data, e que um dia nós alcançaremos. O futuro é daqui a pouco, é o minuto seguinte, é hoje à noite, é amanhã de manhã... E para que alcancemos o que planejamos para esse futuro, precisamos começar logo, fazer logo. Agora. Não adiemos! O próprio momento em que decidimos postergar alguma atividade já é um futuro desperdiçado.

A impressão que temos é que o futuro é um lugar distante no qual vamos chegar um dia, e que quando chegarmos, tudo estará do jeito que sempre sonhamos: ah, quando eu tiver 30 anos já estarei casada, com um emprego público, com uma casa própria e 10kg mais magra. E então, automaticamente, no meu 30° aniversário, estarei assim? Só se eu começar agora mesmo a fazer por onde conseguir o que quero.

Parece tão óbvio que dá até vergonha de sermos tão preguiçosos, tão indisciplinados, com tão pequena força de vontade. Até parece que a realização dos sonhos é pura consequência da passagem do tempo! Que tolice pensar assim. O futuro tem que ser feito agora. Se hoje as coisas ainda não estão do jeito que quero, isto se dá principalmente porque no passado eu não fiz o que era preciso fazer.

É tempo de raciocinar melhor, de pensar mais antes de agir, de saber reconhecer as oportunidades.
É tempo de cumprir metas, de realizar o já planejado e fazer mais planos novos!
É tempo de fazer todas aquelas coisas que você sempre se programou para fazer mas nunca fez.
É tempo de ler nas entrelinhas, de tentar entender o significado das coisas que antes nos pareciam obscuras.
É tempo de preparar o terreno para colher os frutos que eu quero e mereço colher! É tempo de lutar para ser digna de tudo que eu desejo para a minha vida... e olhem que eu não desejo pouco.
É tempo de parar de lamentar, porque quem lamenta perde tempo. É tempo de fazer melhor uso do nosso próprio tempo, dos nossos recursos.
É tempo de cuidar da saúde, do intelecto, dos nossos amores.
É tempo de apreciar as maravilhas do mundo!

É tempo de... estudar Direito Civil.

Nenhum comentário: