domingo, 24 de abril de 2011

Superando a dor do fim do amor nos anos 70 e nos anos 90

Nos anos 70, no auge da disco music e após a bem sucedida inserção dos negros no mercado fonográfico dos Estados Unidos, que se deu na década de 60 graças à gravadora Motown, a cantora americana Gloria Gaynor alcançou o topo das paradas com o sucesso dançante "I will survive", que se tornou hit gay e conquistou o mundo com sua letra que fala sobre superação e o fim de um relacionamento.

Em 1999, quase 3 décadas depois, a diva Cher, já com mais anos de carreira que a própria Gloria Gaynor, lança "Believe", apostando na dance music, ritmo que contagiava o mundo em plena transição de milênio. Cher já tinha 53 anos de idade, mas ainda assim a canção foi um sucesso com o público jovem, e com adultos também. A letra da canção também falava sobre buscar forças para esquecer um amor que acabou mal.

Mesmo hoje, em 2011, ambas as canções permanecem atuais e são muitíssimo bem executadas em festas. É incrível como certas coisas nunca envelhecem! Principalmente quando tratam de amor e dor, temas universais e que sempre acometerão os seres humanos. 


Em uma época em que a mulher americana, em especial a mulher negra, mal gozava de tanto respeito, prestígio e valorização como hoje, Gloria cantava com firmeza sobre saber dar valor a si mesma e reconhecer que não vale a pena chorar por quem lhe faz mal. Da mesma forma, Cher canta em "Believe" sobre quão difícil é superar o fim de um amor, mas é preciso ser forte, e talvez tenha sido melhor assim mesmo, talvez ela seja boa demais para continuar com alguém que a faz sofrer.


"Primeiramente eu tive medo, fiquei petrificada
Pensando que nunca conseguiria viver sem você do meu lado
Mas então eu gastei tantas noites pensando o quanto você me faz mal
E eu fiquei mais forte... Eu aprendi a superar"

"Eu vou sobreviver
Enquanto eu souber amar, eu sei que permanecerei viva
Eu tenho a vida inteira para viver
Eu tenho todo o meu amor para dar
Eu vou sobreviver!"


"Eu preciso de tempo para seguir em frente
Eu preciso de amor para ficar mais forte
Porque eu tenho tempo para pensar sobre tudo isso
E talvez eu seja boa demais para você"

"Porque eu sei que vou superar isto
Porque eu sei que sou forte
E eu não preciso mais de você"


Eu acho que as estrofes poderiam até ser fundidas e não haveria nenhum prejuízo para o sentido das letras!

Nenhum comentário: