quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Drogas

Tenho lido bastante sobre os problemas relativos ao narcotráfico nos países latinoamericanos, em especial no México e na Colômbia.

Li um livro do escritor colombiano Jorge Franco, entitulado "Rosario Tijeras", estupendo, fantástico, muito bem escrito, com uma carga de drama que eu particularmente adoro. As drogas e a violência são um pano de fundo para uma história de amor, amizade, salvação e perda.

Todas estas coisas deixam-me muito intrigada. O que é preciso fazer para acabar com todos os problemas que as drogas trazem?

Vejo propostas de políticos envolvendo mais policiamento nas fronteiras, vejo projetos de conscientização, a mídia mostrando a extensão dos conflitos, mas não sei, acho que nada disso resolverá por completo a questão, ainda que sejam atitudes boas e que até podem dar resultados. Eliminar o mal pela raiz, todavia, deve ser imensamente mais complicado do que parece, e eu não tenho uma solução. Portanto, não posso criticar os que tentam fazer alguma coisa, pois ao menos estão tentando, e torço para que obtenham êxito.

A longo prazo e numa esfera bem menor (muito pequena mesmo), creio que seria interessante tentar alertar as pessoas para que nunca experimentem. Ao menos na minha cabeça, a primeira vez é o começo de todo o conflito. Há aqueles que experimentam uma vez e okay, nunca mais fazem de novo, mas também há quem experimente uma vez, uma vezinha só, e já fica dependente, ou então gosta e quer mais. Em todos estes casos, o problema já está armado. Mesmo aquele que só usou para ver como era e nunca mais usou, já alimentou o tráfico.

Não sou ninguém para falar destas coisas, esta é uma outra realidade cujas verdadeiras nuances eu provavelmente desconheço, mas nem por isso minha preocupação tem menos valor. 

Nenhum comentário: