quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Religiões

Às vezes penso que quando pessoas como Karl Marx diziam coisas como "A religião é o ópio do povo", elas jamais imaginariam uma religião como o espiritismo, uma religião que fosse ao mesmo tempo religião, filosofia e ciência, uma doutrina lógica que prega uma fé raciocinada e baseada em razões e argumentos coerentes, não em meros dogmas e crenças.

De qualquer forma, tenho respeito por todas as religiões. Seria hipócrita se dissesse que admiro a todas, mas acho louvável a atitude de quem realmente se entrega a uma religião, acredita e, principalmente, vivencia, não nos rituais, mas dentro de si mesmo. Nós espíritas costumamos dizer que a melhor religião é aquela que leva o indivíduo a melhorar-se (Dalai Lama já disse algo neste sentido).

Pouco me importa que Karl Marx, que os ateus e agnósticos ou que intelectuais arrogantes digam que a religião engana e que quem se entrega a ela é tolo. Se faz de alguém uma pessoa melhor, então tem seu mérito, muito mais mérito que aqueles que se limitam a julgar e não fazem nada para construir uma sociedade melhor. 

Nenhum comentário: