sexta-feira, 8 de julho de 2011

Demorou, mas entendi

Eu demorei bastante tempo para entender que você não é uma referência de uma verdade incontestável.

Por anos, você foi o meu padrão, o meu exemplo, a minha bússola. Eu analisei o mundo inteiro pelos seus termos. Eu acreditei, por muito tempo, que só podia estar certa quando você achasse que eu estava. Que eu só era aquilo que você achava que eu era. Que o belo e o incorreto eram apenas as coisas que você julgassem ser belas ou incorretas. Você era meu referencial de vida, de mundo, de razão. Levou muito tempo para eu entender que as coisas não são exatamente assim.

Não que você esteja totalmente errado ou que seus parâmetros de vida sejam totalmente inapropriados. Em 99% das vezes, você estava certo. Quase tudo que você diz condiz com a realidade, e seu gosto realmente é bom. 

Não estou aqui para te condenar. Você é incrível. Só não é tudo.

Você foi o meu padrão. E demorou muito para eu entender que você é isto: um padrão. Um. Um entre tantos que podem ser seguidos. Eu achava que era o único.

Demorou muito, muito, muito tempo para eu entender que existe um horizonte além daquele que você me apresentou. Aliás, um não: existem vários. Se bons ou ruins, eu acho que agora posso avaliar sozinha. 

Agora finalmente entendo que posso ter qualidades ou defeitos que você não veja em mim. Que não deixo de ser o que sou só porque você não acha que eu seja. Que posso muito bem fazer coisas que você não concorde que sou capaz. Enfim, agora concluo que o mundo não se resume a você. Que a sua opinião é a sua opinião, e não a lente pela qual devo enxergar o mundo.

Talvez eu tenha me libertado de uma velha prisão. Não necessariamente uma prisão ruim, pois é inegável que aprendi demais com você; aprendi quase tudo. Mesmo quando quis me impor uma visão de mundo, sua intenção era a melhor possível. Então talvez seja maldoso de minha parte referir-me aos seus conceitos como uma prisão. É melhor dizer que talvez agora eu finalmente te veja como um ser humano, com suas verdades e ideias, que são muito sábias, porém, estão também sujeitas a estarem erradas.

Nenhum comentário: