sábado, 16 de julho de 2011

A volta de Demi Lovato

Eu adorava a Demi Lovato, quando lançou seu primeiro álbum, "Don't forget"... Gostava de sua voz, gostava de ouvi-la alcançando tons altos e cantando com emoção. Naquela época (final de 2007 e início de 2008), ela, a Miley Cyrus e a Selena Gomez me fizeram acreditar que era possível, para uma artista do sexo feminino, conseguir fama e reconhecimento sem precisar apelar para a pose de bitch, apelando para o erotismo e fazendo apologia às bebidas, sexo e futilidades.

Daí o paradigma começou a mudar: começaram a vazar fotos de Miley nua na Internet, depois ela mesma começou a lançar clipes mais sensualizados e deixar cair na Internet vídeos dela alcoolizada e fumando sálvia. Pouco tempo depois, era a vez de Demi tirar fotos eróticas e apelativas e deixá-las serem expostas na Internet. Até hoje, Selena é a única que não teve um escorregão que depreciasse sua imagem.

E ambas tinham pouco mais de 17 e 18 anos quando tudo isto aconteceu. Estou falando de duas adolescentes que conseguiram fama atuando em seriados da Disney, voltados para crianças, e cujos produtos até hoje são consumidos pelo público desta faixa etária.

Posso soar muito dura e moralista, mas minha opinião é esta e defendo-a até o fim: sei que deve ser complicado carregar esse estigma de "mocinha da Disney", precisando manter sempre a compostura para não dar maus exemplos às crianças e jovens que se espelham nelas, mas se estas garotas escolheram fazer parte disto, têm que seguir as regras do jogo e arcar com as consequências.

Entre 2009 e 2010, Demi Lovato passou por uma má fase (até comentei isto neste texto): teve problemas de auto estima em razão de ter um corpo mais curvilíneo que as outras estrelas de sua geração, assumiu sofrer de bulimia e automutilação, perdeu o controle e agrediu fisicamente companheiras de turnê, tirou fotos apelativas simulando promiscuidade e lesbianismo para conseguir ser aceita... O resultado: foi internada em uma clínica de reabilitação. 

Recentemente, deixou a clínica e já lançou um novo single e videoclipe, com letra autobiográfica, "Skycraper", na qual ela canta: "Todas as minhas janelas ainda estão quebradas, mas eu estou firme sobre meus pés... Tente me derrubar, eu vou reerguer do chão".

Fico feliz que ela tenha voltado e pareça estar bem. Sua fase safada e problemática me deixou decepcionada e preocupada. Este tipo de atitude vende, porque vivemos na sociedade do espetáculo, que aprecia o show e quer se divertir às custas das peripécias frívolas das celebridades; mas será que estas meninas realmente são felizes assim? Será que não sentem peso na consciência por incitarem tantas crianças a seguirem um estilo de vida vazio e imoral?

Eu desejo a Demi Lovato sucesso, nesta nova fase, e equilíbrio, para que ela se mantenha sã, em meio a esta loucura que é o mundo de hoje, e seja feliz.

Nenhum comentário: