sábado, 16 de julho de 2011

Sermão

Pare de se sentir incompreendido. Pare de exigir que as pessoas te compreendam. É você quem deve compreender o mundo em que vive. O mundo não foi projetado somente para você. Há bilhões de pessoas neste planeta, e se você pretende dividir espaço com elas, é preciso que todas façam esforços no sentido se adaptarem umas às outras. Todas. E isso inclui você.

Pare de se sentir tão incompreendido. Em vez de lamentar, tente fazer-se compreender. É egoísmo querer que o mundo inteiro pare para entender os seus problemas e interpretar as suas atitudes. As pessoas têm suas vidas próprias e não podem viver em função sua, em função de tentar entender você. Você não é a única coisa com a  qual a sua família e os seus amigos têm que se preocupar. Você já parou para pensar nisso? 

Pare de ser tão carente. Ame-se mais. É verdade que, neste mundo tão corrido, as pessoas mal têm tempo umas para as outras, mas não fique cobrando-as tanto. Cada um dá o que pode dar, ninguém dá o que não sabe dar, ou o que não tem. Tente entender isso também, em vez de simplesmente querer que entendam a sua necessidade de atenção.

E, por fim, pare de reclamar tanto. Quando achamos problemas em todo mundo, é porque o problema está em nós mesmos. O mundo é o que enxergamos dele, e só enxergamos com os olhos que temos. Se nossos olhos estão enfestados de rancor e pessimismo, é claro que enxergaremos o mundo como um lugar horrível para se viver. Mude sua forma de pensar, e pouco a pouco achará que o mundo à sua volta está mudando também. 

Nenhum comentário: