quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Café com aroma de mulher

Há um certo preconceito contra novelas mexicanas e latinas em geral (que todos taxam de mexicana mesmo não sendo, pois dizem que "é tudo a mesma coisa"). Quando a colombiana "Café com aroma de mulher" foi exibida pela primeira vez no Brasil, virou motivo de chacota por causa do nome - admito, é meio esdrúxulo, até eu torci o nariz. Não bastasse isto, a protagonista se chamava Gaivota, outra razão para fazer piada da novela.

Na primeira reprise decidi assistir a novela para ver do que se tratava, e me apaixonei! Embora eu não consiga ser imparcial para defender as novelas latinoamericanas, esta tem um mérito a mais. A novela é de 1994, baseada num manuscrito de Fernando Gaitán. A trama é muitíssimo bem elaborada, os diálogos são bons, os protagonistas fogem totalmente do convencional, a história de amor deles é tocante e há outros personagens muito bem construídos.

O que mais me encanta é o seguinte: o romance de Sebastião e Gaivota não é o único atrativo da novela, ela tem diversas histórias paralelas e todas inteligentemente desenvolvidas e atraentes em sua particularidade; todavia, tudo gira em torno da história dos dois!! É uma colcha de retalhos costurada com perfeição, onde tudo leva ao tema central.

A personagem Gaivota sofre várias transformações ao longo da novela. É uma heroína de novela totalmente atípica, que não leva desaforo para casa, que não permita que ninguém a rebaixe, que afoga as mágoas na bebida, que luta pelo que quer, que passa de mera colhedeira de café a importante mulher de negócios em uma grande empresa cafeeira.

Já o seu par, Sebastião Vallejo, é um homem rico com um enorme vazio por dentro, que possui um grande problema de ordem psicológica. Este é outro ponto que me encanta: a forma como o problema de Sebastião é tratado, este lado que trata de psicologia, sentimentos e comportamento humano. A novela não é fútil, não trata de um amor que é amor só por ser. Próximo ao fim da novela, entra uma personagem chamada Daniela, uma psicóloga que ajuda Sebastião a superar Gaivota. Embora muitos vejam Daniela como uma antagonista, eu a acho uma das mais formidáveis personagens. Suas cenas dialogando com Sebastião são de uma riqueza sem descrição.

Enfim, provavelmente eu não convença com palavras, mas de fato é uma novela diferente, uma história muito boa. As produções mexicanas, colombianas e venezuelanas fizeram muito sucesso no Brasil nos anos 90 (hoje em dia nem são mais exibidas), mas ganharam tantos avessos quanto fãs. Realmente nem todo mundo tem estômago para engolir dramalhão, romances intensos, mocinhas choronas e vilões que criam planos mirabolantes. Bom, eu gosto e me divirto, hehehe... Mas, não obstante tenha sido filmada na Colômbia e possua alguns destes elementos, "Café com aroma de mulher" é diferente, podem acreditar.    

9 comentários:

patricia barros disse...

vasculhando o google a procura de curiosidades sobre esta maravilhosa novela,achei este blogger.Me admirei em saber sua idade, Ana,uma pessoa jovem nunca iria querer saber de programas como esse, muito menos novelas latinas,gostei muito das palavras que li aqui. Não sei escrever muito bem, não sou crítica nem tão pouco sei argumentar, porém tu disseste tudo ,exatamente o que eu penso desta novela, o que mais me atraiu nesta novela é que a mocinha da história, não é uma patricinha chorona a qual todos os personagens homens morrem de amores, é sim uma romântica com os pés no chão, autêntica, digna e com moral, que deu a volta por cima e não ficou se lamentando em cima de uma cama ou atrás "mamãe". Procurou se atualizar em tudo o que podia e venceu. Te adorei.abraços
patriciabarros72@hotmail.com

Anônimo disse...

Vc tem toda razao cafe com aroma de mulher é uma otima novela..considero a melhor do mundo..

Anônimo disse...

café com aroma de mulher é a melhor novela

Anônimo disse...

você tem razão

Anônimo disse...

Parabéns, ótimo texto! Tive a mesma reação que você ao ver a novela, inclusive com o fato das tramas secundárias serem totalmente interligadas com a principal (sem dúvida, um dos maiores méritos da novela, pois mostra que essas partes complementares podem ser realmente úteis para a história principal ao invés de serem apenas um mero artifício para encher linguiça).

Continue com o ótimo trabalho! ;)

Abs

Ana Maria disse...

Havia assistido Café com Aroma de Mulher no SBT. Voltei a assistir recentemente, no Netflix, e mesmo sabendo o final ficava empolgada a cada capítulo. Um enanto de novela. Prefiro novelas colombianas, venezuelanas e mexicanas a novelas brasileiras. É lamentável que nossos canais não exibam mais nenhuma. Parabéns por nos dar a oportunidade de expressarmos nosso encanto por Café com Aroma de Mulher.

R Santiago disse...

Concordo plenamente com o seu ponto de vista. Café com aroma de mulher é minha novela preferida. Os protagonistas foram perfeitos, as cenas do Sebastião e da Gaivota foram feitas com muito amor, o verdadeiro amor...

R Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amei a novela,café com aroma de mulher,sinto saudades,nos atraía para assisti-la é não perder um capítulo,uma história linda