domingo, 21 de novembro de 2010

Afinal, o que querem os homens?



Aproveitei o nome da minissérie que está sendo exibida na Rede Globo para tratar do sexo oposto ao que ela aborda.


Nós mulheres somos tidas como “difíceis de compreender”, entretanto, homens também não são tão previsíveis quanto podem parecer – e de fato são, às vezes. O que realmente um homem busca em uma mulher, no que diz respeito a aparência?

Neste mês de novembro a revista VIP divulgou sua lista anual, feita com base na votação dos leitores e internautas, de mulheres mais sexies do mundo. A vencedora de 2010 foi a modelo e assistente de palco do programa Pânico da TV Juliana Salimeni.
Chamou-me a atenção este pequeno texto acerca da vitória de “Juju Panicat”, como ela é conhecida:

100% Gostosa
A vitória de Juju soa como um grito masculino coletivo: QUEREMOS CARNE!
JUJU abre o armário do seu quarto e tira de lá para me mostrar um de seus vestidos favoritos. É um pretinho liso, macio, minúsculo. “Quantos centímetros ele fica acima do joelho?”, pergunto. “Acho que fica só 1 centímetro abaixo da bunda”, diz ela. E ri. Dos 54 vestidos que Juliana Salimeni tem, só seis são longos. Os outros 48 são curtos ou curtíssimos, e isso demonstra como esse tipo de supermulher que parece ter brotado do nanquim de Robert Crumb lida com o corpo: ele precisa ser mostrado.
Circule, leitor, olhe para os lados. As mulheres ultrassaradas se espalham cada vez mais rápido por praias, academias e programas de TV. Com roupas coladas, pernas de fora, seios turbinados e bundas arredondadas, representam o primeiro contraponto de peso ao padrão de beleza definido anos atrás pelas top models.
Ao que tudo indica já abocanham parte considerável, senão majoritária, do ideário masculino de mulher dos sonhos, haja vista a vitória de Juju com votação arrasadora nas 100+ 2010 e o fato de estarem no top 10 outras duas mulheres, digamos, avantajadas: Nicole Bahls, em sexto lugar, e Cacau, em terceiro. O esporte das três: musculação. Cacau passou malhando boa parte do tempo que ficou confinada no BBB 10. Colegas no Pânico na TV, Juju e Nicole juntas têm 2,08 m de bunda e empurram no leg press (aparelho para trabalhar as coxas) cerca de 1 t. Isso mesmo, uma tonelada, o equivalente a um Fusca levando, se coubessem, dois filhotes de elefante. O leg press é só uma pequena faceta da rotina espartana de malhação e alimentação a que elas se submetem para manter, ou melhor, fabricar o corpo que possuem. E graças a isso viraram febre nacional. 
Então os homens gritam por mais carne no corpo feminino. Gritam mesmo? Mas estes mesmos homens elegeram, no ano passado, Grazzi Massafera como a mais sexy, e já foi-se o tempo em que Grazzi tinha “muita carne”; ela está cada dia mais magra, aparentemente preocupada em parecer mais fina e sofisticada.

Outro fato curioso: em 2008, foi Gisele Bundchen quem ficou em primeiro lugar. Ou seja, em um intervalo de dois anos, as mulheres consideradas as mais sexies do mundo foram uma mulher magérrima, uma magra porém ainda com muita feminilidade, e uma bastante malhada e com muitas curvas. Afinal, o que querem os homens?



A lista fica ainda mais complicada de se entender se observamos além das moças que ficaram em primeiro lugar. Vejamos as 10 mais votadas de 2010:

1º - Juliana Salimeni
2º - Ana Hickmann
3º - Cacau (Big Brother Brasil 2010)
4º - Angelina Jolie
5º - Cleo Pires
6º - Nicole Bahls 
7º - Claudia Leitte
8º - Grazi Massafera
9º - Deborah Secco
10º - Juliana Paes

Deixemos de analisar apenas a questão física. Juliana Salimeni é uma moça bonita, dona de um belo corpo torneado com muita musculação, que aparece na TV com biquínis pequenos e dançando de forma provocante, ou participando de reportagens nas quais interpreta o papel de “gostosa burra” (embora não pareça ser assim). Em segundo lugar na lista, Ana Hickmann é uma ex-modelo, portanto alta, magra e lindíssima, que fascina por transparecer inteligência, independência e elegância; tudo ao mesmo tempo.

As duas loiras em nada se parecem, levando em consideração a imagem que passam aos que as assistem pela TV. O que há de sexy em Juju e que também há em Ana? O que elas possuem em comum? O que faz duas mulheres diferentes serem consideradas quase que no mesmo nível de sensualidade? AFINAL, O QUE QUEREM OS HOMENS?

O que é mais sexy: rebolar de biquíni, calada e exibindo o corpo, ou falar de vários tipos de assuntos, vestida em trajes comportados? A julgar pela lista, a resposta seria a primeira opção. Mas se isto fosse uma verdade absoluta, o Top 10 certamente contaria com mais panicats (além de Juliana, há apenas Nicole Bahls) e menos atrizes que, não obstante sejam sensuais, exibem bem menos o corpo.  

Não estou criticando ninguém, estou apenas tentando entender como funciona o psique masculino (será que vale a pena tentar? Brincadeira!), generalizadamente. O que eles procuram em uma mulher? O que os atrai?

Sei que há gosto para tudo, e como cada ser humano possui uma personalidade ímpar, consequentemente cada um terá um gosto próprio. Contudo, estou tentando achar um denominador comum, uma ideia maciça, um chavão. Porque, por mais que digam que o lugar-comum na seara das preferências masculinas seja o padrão “boazuda”, “gostosona”, a tendência é que boa parte das celebridades continue preferindo uma silhueta mais estreita, e nem por isso elas deixam de ser objeto de desejo. 



O interesse por esta temática não possui cunho pessoal, mas sem dúvida é fruto de um capricho, de uma grande curiosidade. Acho que todos gostaríamos de decifrar o sexo oposto, e esta é uma viagem muito interessante de ser feita. Todavia, creio que ficarei com minhas dúvidas; mas, caso deva, ainda que a contragosto e sem muito embasamento, fornecer uma resposta à pergunta feita no título do texto, diria: o que os homens querem mesmo são mulheres. Mulheres. Ponto final. 

Nenhum comentário: