sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pressa nos planos

“Não precisa correr tanto, o que é seu às mãos lhe há de vir”
(Machado de Assis, em “Dom Casmurro”)

Às vezes as metas que estabelecemos para nós mesmos demoram um certo tempo para surtir efeitos. Os resultados nem sempre vêm rapidamente; geralmente demoram. E quanto maior o sonho, maior a luta para realizá-lo. As coisas não são fáceis... Mas nem por isso devemos desistir.

Recentemente li alguns textos muito legais no blog “Hipertrofia”, textos com instruções e algumas mensagens motivacionais. Na verdade, 99% dos textos com estas características não fogem do lugar-comum, são realmente clichês; mas enfim, a receita para o sucesso não é mesmo a coisa mais “batida” do mundo? Todo mundo sabe o que é preciso fazer para atingir objetivos de uma maneira honesta: requer disciplina, determinação, persistência, paciência... A parte difícil é colocar isto em prática.

Mas enfim, certos textos trazem alguns clichês sob uma perspectiva diferente, fazendo você parar pra pensar de verdade. Chamou-me a atenção os fragmentos finais do texto “Os 10 Maiores Erros de Treino Cometidos Por Iniciantes e Avançados”, de Lee Hayward; vejamos:  

Algumas pessoas nunca desistem. Elas são determinadas, persistentes e nunca desistem das metas. Outras pessoas desistem no primeiro obstáculo. Você nunca imaginou o porquê disso acontecer ? Existe uma razão…
Pessoas que desistem porque tentaram algo que não funcionou consideram isto como uma falha permanente. Mas tudo o que elas precisam é uma mudança de pensamento.
Não existe fracasso, apenas resultados. Você está no controle. Você tem sucesso ou você ganha mais experiência. Nunca separe seus resultados em fracassos ou vitórias.
Toda vez que você tentar algo novo você terá um resultado diferente. Se não é o resultado que você quer, apenas mude a abordagem e tente algo diferente. Aprenda com as suas experiências e insista até conseguir o resultado desejado.
Pessoas que enxergam seus obstáculos como algo temporário e aprendem com a experiência são as que nunca desistem. Se você aprende com as experiência e nunca desiste, você conseguirá o que quer uma hora ou outra. Fato.
É realmente muito simples. Mas ainda é necessário trabalho duro da sua parte. Você terá que tentar dúzias de abordagens diferentes para treino, dietas, etc… E isso pode levar meses, até mesmo anos. Mas confie em mim, quando você chegar lá, os resultados valerão a pena.



Outra coisa que achei o máximo foi o seguinte fragmento de um texto também publicado no blog “Hipertrofia”:

“Se você quer chegar em um lugar que ninguém chega, você não vai conseguir fazendo o que todo mundo faz. Quem triunfa é sempre a minoria, porque o resto desiste no meio do caminho.”



É ou não é a mais pura verdade?


Mas, voltando ao assunto da pressa...
O primeiro passo é saber o que fazer, saber como chegar ao seu objetivo, planejar de que forma a sua conduta deve ser modificada para que você consiga o que quer. Depois disso, vem a espera pelos resultados... E eles vêm, sempre vêm. Basta ter paciência e persistir.
 
 A vontade de desistir é irresistível quando, passado algum tempo, percebemos que o plano não está funcionando, ou está demorando demais para dar certo. Porém, é justamente nesta hora que precisamos de mais força! Desistir não vai adiantar. Fraquejar não vai facilitar nada, muito pelo contrário. Nosso sonho voltará a ser tão distante quanto era antes de começarmos a tentar.

Fica aqui essa mensagem de otimismo e incentivo... Vamos continuar lutando, tentando, dando o melhor de nós mesmos... A recompensa vai chegar, e disfrutar dela será mil vezes mais prazeroso do que imaginamos. 

Nenhum comentário: