domingo, 14 de novembro de 2010

Cena de sexo em Malhação: qual a melhor forma de produzir entretenimento para jovens

Créditos das imagens: Clube Só Novela


Quarta feira (10/11/10) foi ao ar, em Malhação, a primeira cena de sexo do casal de protagonistas. Embora muita gente ache que esta nova temporada do seriado ganhou pontos ao parar com a hipocrisia de que a garota protagonista tem que ser virgem e que a primeira vez só deve acontecer no final da temporada, eu por um lado achei que pecaram por deixarem passar a oportunidade de incentivar o uso da camisinha, ou dos anticoncepcionais.

O público tem se cansado de falso moralismo e tem exigido cada vez mais que as produções voltadas para adolescentes sejam mais realistas. Malhação sempre mostrou uma realidade de jovens certinhos e mocinhas virgens, uma realidade em que todos os adolescentes são bons alunos e tomam suco de acerola no barzinho depois da aula. Quando há vilões, são daqueles que armam as coisas mais mirabolantes para atrapalhar o casal. Particularmente, estas concepções nunca me incomodaram e eu sempre gostei do seriado; mas devo concordar que a imagem que eles passavam é que tudo era muito “cor de rosa”.

A nova temporada tem melhorado muito neste aspecto, mas penso que poderiam ter se lembrado do detalhe da camisinha. A menos que haja algo planejado para os protagonistas (uma gravidez para Catarina, eu quero dizer), acho arriscado trazer uma tônica mais realista para a história sem se atentar a estes detalhes que, na vida real, fazem toda a diferença.

É aí que abro uma discussão: afinal, o que a cultura jovem deve produzir? Coisas SOBRE jovens?, ou PARA jovens?

Porque se forem preocupar-se em produzir filmes, novelas, seriados e livros SOBRE o cotidiano jovem, precisarão incluir personagens promíscuos, que bebem, usam drogas, saem para a balada quando bem entendem etc. Não estou generalizando, é óbvio que nem todos os jovens são assim. Mas, sejamos francos: também nem todos são maduros e responsáveis como Pedro e Catarina, de Malhação.

Agora, se a intenção for produzir coisas PARA jovens, aí sempre será necessário incluir mensagens de conscientização sobre sexo seguro, bebida alcóolica, bullying e outras coisas do tipo. Seria uma tentativa de oferecer entretenimento com uma mensagem.

Uma boa alternativa seria conciliar as duas coisas, e eu creio que a nova temporada de Malhação está quase conseguindo isto: teria sido perfeito se, durante a cena de sexo de Pedro e Catarina (que aliás, ficou muito bem feita, foi de muito bom gosto), eles tivessem falado sobre proteção. 

Nenhum comentário: